Por Guilherme Wiltgen
No dia 16 de janeiro de 2001, começava uma nova etapa da Aviação Naval Brasileira, pela primeira vez o A-4KU Skyhawk (AF-1 N-1006), codinome “Falcão Cinza” , pilotado pelo Comte. Cannin, decolava do convoo do saudoso NAeL Minas Gerais (A 11), fazendo ressurgir na Marinha do Brasil a operação embarcada com aeronaves de asas-fixas.
Este capítulo se iniciou três dias antes, em 13 de janeiro as 15H52, à 19 milhas de Cabo Frio, quando o Falcão 06 realizou o primeiro pouso enganchado no NAeL Minas Gerais (A-11), pilotado pelo piloto de teste da Kay, Capitão-de-Corveta (USN Ret.) Danny G. Cannin, que engachou o cabo nº5, orientado pelo LSO da Kay, Capitão-de-Fragata (USN Ret.) Curtis Francis.
Neste pouso a aeronave pesava 14.500 Lbs, vento real de 080 graus, 20 nós de intensidade, mar com força 4 e foi realizado após uma única passagem baixa e um único toque e arremetida.
No dia seguinte (17), ainda foram realizados mais quatro pousos e três catapultagens com o AF-1 N-1008.
NOTA do EDITOR: Essas informações constam do livro ” O Voo do Falcão Cinza”, de autoria do Comte. Lynch.