Por Rubens Barbosa Filho
Treinamento
O Defesa Aérea & Naval (DAN) acompanhou a tropa da 12ª Cia E Cmb L em treinamento técnico, tático e de segurança, que foi realizado nas instalações do Centro de Instrução de Aviação do Exercito (CIAvEx), localizado no Comando de Aviação do Exército, com o apoio do Grupamento SAR do CIAvEx, executando a simulação do emprego da técnica Helocasting no mock up de uma aeronave HA-1 Fennec.
Missão
Com todos os procedimentos revisados, passou-se ao cumprimento da missão de adestramento em ambiente real em uma represa na região do Vale do Paraíba.
O 2º BAvEx (2º Batalhão de Aviação do Exército – Batalhão Guerreiro) deslocou de maneira ágil e profissional três frações de seu efetivo, sendo duas aeronaves HM-1 Pantera e um HM-3 Cougar, para suprir os meios aéreos necessários ao cumprimento da missão de adestramento de desova da tropa em meio aquático.
Os Pelotões em treinamento embarcaram nas aeronaves sucessivas vezes para realização dos lançamentos, de forma a proporcionar a oportunidade de máximo realismo e eficiência ao adestramento.
Segurança das Operações
Quatro Equipes SAR em botes infláveis com motor e equipamento completo de mergulho autônomo permaneceram em constante contato com as aeronaves, e faziam a segurança na área de salto demarcada por bóias, permanecendo de prontidão de modo a realizar o resgate dos militares na água, provendo total segurança durante o cumprimento da missão, como também das tripulações em caso de um acidente em que ocorra a queda da aeronave na água.
Helocasting
O Helocasting é uma técnica de desova de tropa em massa aquática, que tem como objetivo a infiltração dos militares em uma determinada área, lançando-os sobre a água, com a aeronave voando a baixa altitude e velocidade.
A aeronave realiza voo estabilizado, mantendo entre 10 e 15 pés de altitude em relação a água, e velocidade entre 10 e 20 nós aproximadamente, lançando primeiramente o material (se for o caso) e em seguida a tropa.
Aviação do Exército
Este voo é um desafio a perícia dos pilotos devido ao “downwash” gerado na água pelo rotor, que reduz a visibilidade à frente e aos lados da aeronave. A altitude em relação à água é muito pequena e ainda há a variação brusca de peso e CG do helicóptero, pela liberação dos militares em Helocasting.
Perfeição é o mínimo que se exige nestas difíceis condições. Missão cumprida!
NOTA do EDITOR: O DAN agradece ao apoio de todos os militares da 12ª Cia E Cmb L, do Grupamento SAR/CIAvEx e do 2º BAvEx, o que possibilitou a realização desta matéria.