A BAE Systems assinou um contrato com a Administração Sueca de Materiais de Defesa (Försvarets Materielverk – FMV) no valor de aproximadamente US$ 500 milhões para 48 novos sistemas de artilharia ARCHER para o Exército Sueco.
O sistema de artilharia móvel ARCHER, concebido e produzido pela BAE Systems Bofors na Suécia, já está em serviço no Exército Sueco e atingiu os mais elevados níveis de prontidão técnica e de fabricação.
Os 48 novos sistemas, abrangidos por este contrato, serão construídos num veículo militar Rheinmetall MAN, RMMV HX2 8×8, e a primeira entrega ao Exército Sueco será em 2025.
“Este importante marco estabelece o ARCHER como a base das novas forças de artilharia divisionária do Exército Sueco. Também é fundamental para o trabalho da BAE Systems Bofors no desenvolvimento conjunto do ARCHER com a Suécia, para confirmá-lo como o obuseiro de 155 mm com rodas mais avançado em operação atualmente”, disse Lena Gillström, presidente da BAE Systems Bofors.
O ARCHER pode disparar a munição antiblindada BONUS até 35 km, munições convencionais até 40 km e a munição guiada com precisão Excalibur por mais de 50 km. Os carregadores automatizados podem conter uma mistura de diferentes tipos de munição e cargas modulares necessárias para apoiar qualquer missão.
Além do Exército Sueco, o Reino Unido selecionou o ARCHER para as suas necessidades de artilharia.
A Suécia também doou o ARCHER à Ucrânia.
FONTE: BAE Systems Bofors