Em 20 de fevereiro, foi assinado o contrato de aquisição de três aeronaves, modelo H-135, para substituir os UH-13 Esquilo biturbina, do 1° Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (HU-1).
As aeronaves serão entregues à Marinha do Brasil (MB) entre setembro de 2019 e novembro de 2020. Essas aeronaves são dotadas com dois motores, um sistema integrado de navegação, piloto automático, assim como aviônicos e telas digitais.
O painel permite realizar voo com Night Vision Goggles (NVG) e seus kits de remoção aeromédica ampliarão as capacidades existentes nas instalações médicas do Porta-Helicópteros Multipropósito “Atlântico” e do Navio Doca Multipropósito “Bahia” durante as comissões da Esquadra realizando Operações Anfíbias, e em missões humanitárias ou de paz.
O UH-17 também poderá compor os Destacamentos Aéreos Embarcados (DAE) dos navios que apoiam à Estação Antártica Comandante Ferraz.
A aquisição traz uma importante inovação para a MB na gestão do ciclo de vida dos meios aeronavais com a assinatura de contratos de apoio logístico para atender as aeronaves e seus motores nos próximos cinco anos.