Por Guilherme Wiltgen e Luiz Padilha
O Defesa Aérea & Naval (DAN) visitou a unidade da Thales NL na cidade de Hengelo, distante aproximadamente 150 km de Amsterdã, para conhecer onde são fabricados os seus sistemas navais, que atendem a uma ampla gama de missões de guerra de superfície e antiaérea, sendo empregados em funções de Vigilância, Comando, Combate e Comunicação por diversas Marinhas.
A Thales possui um amplo portfólio de radares para atender as necessidades dos seus usuários ao redor do mundo.
No Brasil, a Omnisys é a unidade da Thales Brasil responsável por disponibilizar esses produtos no mercado brasileiro, além de prover manutenção em território nacional.
Thales Netherland B.V. – Hengelo
O DAN realizou uma visita repleta de novas informações e conhecimentos transmitidos pela equipe responsável pela nossa recepção em Hengelo.
Além dos dois editores do DAN, participaram da visita a Sra. Jacqueline Takemasa (Thales Brasil) e os senhores Hans de Vries (Diretor de Vendas para América Latina), Marco Strijker (Gerente de Marketing e Vendas) e Frank van de Wiel (Gerente Global de Comunicação).
Após uma apresentação institucional da Thales NL e os impressionantes números da empresa na Holanda, os executivos fizeram uma abordagem sobre a presença da Thales Naval na América Latina, onde foram abordados:
- O projeto da POLA no México,
- Upgrade da Classe Almirante Padilla na Colômbia
- A Plataforma Estratégica de Superficie (PES) na Colômbia
- O desenvolvimento de novos radares NS50, NS100 e NS200 e
- O radar GM200 MM/C Multi Mission para o Brasil
Desses pontos, o radar GM (Ground Master) 200 MM e os radares navais despertaram o nosso interesse, devido a necessidade de nossas Forças Armadas nesse segmento.
O radar GM200 MM, desenvolvido para força terrestre, aumenta muito a capacidade do enfrentamento em ambientes cada vez mais complexos e de alta intensidade, provendo detecção, identificação e rastreamento de alvos (cada vez menores e voando muito baixo), conseguindo oferecer aos operadores mais tempo no alvo para ver as ameaças com mais detalhes.
O crescente emprego de Veículos Aéreos Não Tripulados (VANT – UAV) é uma preocupação real e cada vez mais presente nos recentes conflitos, não sendo mais somente utilizados como recursos de Inteligência, Reconhecimento e Vigilância (ISR), os VANT estão sendo implantados armados e cada vez mais em enxames.
O radar GM200 MM possui alta mobilidade, podendo ser montado em qualquer plataforma de transporte (caminhão) e dispensa a necessidade de suporte de estabilização durante o seu uso.
Thales na área Naval
No segmento naval, tivemos a oportunidade de ver o mais novo radar desenvolvido pela Thales, o Radar de Vigilância NS50 4D AESA, um radar 4D de alto desempenho acessível ao mercado para embarcações navais como, OPVs, MCMVs e Navios Auxiliares, como NDDs e LPDs.
O NS50 é um radar compacto 4D que possui um desempenho de radar multi-eixo, de eixo duplo real definido por software para plataformas navais menores. Atualmente Navios de Contra Minagem (MCMV), Navios de Patrulha Oceânico (OPV) e Navios Auxiliares como NDDs e LPDs, estão enfrentando ameaças cada vez mais severas e complexas. A maioria dos radares navais até agora não oferece a flexibilidade e a ampla gama de recursos que o NS50 oferece, só se conseguindo o mesmo rendimento com radares projetados para navios maiores. Isso significa que as plataformas menores tiveram pouca escolha a não ser confiar nos radares 2D até agora.
O NS50 oferece detecção aérea e de superfície superior, com rastreamento e desempenho de classificação, fornecendo informações 4D do alvo altamente precisas, necessárias para aquisição rápida por sistemas de controle de tiro de sistemas de mísseis superfície-ar de curto alcance “dispare e esqueça” e para controle de tiro de artilharia embarcada contra alvos de superfície.
Ainda em fase final desenvolvimento, o radar NS50 4D AESA irá equipar o futuro MCMV Classe City que irá operar nas Marinhas da Bélgica e da Holanda.
O radar NS50 4D AESA também é uma opção para navios de grande porte como o HNLMS Rotterdam (L 800) ou como o Navio Doca Multipropósito (NDM) Bahia (G 40) da Marinha do Brasil. Para a Marinha do Brasil, o radar NS50 poderá equipar tanto o NDM Bahia (quando o mesmo passar por uma modernização), quanto os Navios de Patrulha Oceânico da classe Amazonas, uma opção a mais para a Marinha do Brasil analisar, já que recebeu outras opções para atualização de seus meios navais.
Radar Smart L MM/F
O radar Smart L da Thales já equipa diferentes tipos de navios como as fragatas holandesas da classe De Zeven Provinciën, a classe F124 Sachsen da Alemanha, a classe Iver Huitfeldt da Dinamarca e os porta aviões da classe Queen Elizabeth da Royal Navy.
A Thales atualizou o radar Smart L, um radar multifeixe 3D projetado para fornecer vigilância aérea e de superfície de longo alcance e designação de alvos tornando-o ainda mais capaz de atuar nos teatros operacionais atuais. O Smart L MM é um radar Active Electronically Scanned Array (AESA) totalmente controlado digitalmente, com características de ponta que lhe conferem um desempenho de longo alcance inigualável de até 2.000 km. Dentro desse enorme alcance, ele detecta um amplo espectro de alvos: alvos aéreos, alvos furtivos e mísseis balísticos.
Já o Smart L MM/F é a versão fixa do radar SMART-L de última geração. Como um radar baseado em terra multimissão Active Electronically Scanned Array (AESA), o SMART-L MM/F fornece vigilância aérea e de superfície de longo alcance e designação de alvo, permitindo um aumento significativo na Vigilância Aérea, ampliando as capacidades de detecção de Mísseis Balísticos e Controle do Espaço Aéreo.
TACTICOS
Outro ponto interessante da visita a Hengelo, foi conhecer o simulador do CMS (Combat Management System) TACTICOS.
O moderno e modular CMS da Thales foi desenvolvido para ser instalado em diferentes categorias de navios de guerra, desde Navios Patrulha, Fragatas e Destróieres, sendo hoje empregado por 25 Marinhas e selecionado para a Fragata Type 31 da Royal Navy.
No simulador, os editores do DAN tiveram uma explanação sobre o CMS e puderam ter uma experiência imersiva, operando um console e experimentando os recursos oferecidos, durante um ataque com um míssil antinavio (AShM) disparado por uma aeronave hostil, que se ocultava em meio ao tráfego aéreo.
Apesar de ser uma simulação, o stress da situação criada e o curto tempo de reação frente a ameaça, deu uma mostra da necessidade que os modernos navios Escoltas tem de possuir sistemas, sensores a armamentos no estado da arte, para poder enfrentar tanto as ameaças atuais quanto as futuras.
É nesse simulador onde são realizados os treinamentos das tripulações que vão operar o TACTICOS a bordo, sendo necessários seis semanas para que possam dominar todas as capacidades do CMS da Thales.
Linha de Montagem Final
Encerrando esse dia enriquecidor de informações e conhecimentos, a visita à Linha de Montagem Final (FAL – Final Assembly Line) dos radares da Thales veio consolidar tudo aquilo que havia sido falado durante o dia, a capacidade e know-how da empresa no seguimento de radares, mostrando o resultado final.
No tour pela FAL, foi possível notar a quantidade e variedade de radares sendo montados simultaneamente, e em diversos estágios construtivos, desde o mais novo membro da família, o NS50 4D ao gigantesco Radar Smart L MM/F.
Entre eles, destacamos o Radar de Direção de Tiro Thales STIR 1.2, que vai equipar as Fragatas Classe Tamandaré (FCT), da Marinha do Brasil.
NOTA do EDITOR: O DAN agradece à Thales NL pela receptividade e atenção dispensada durante a visita na unidade de Hengelo e a Thales Brasil nas pessoas do Sr. Luciano Macaferri e da Sra. Jacqueline Takemasa.