Poseidon 2022 – Chegou a vez do NDM ‘Bahia’

H225M - UH-15 Super Cougar da Marinha do Brasil

*Cliquem nas imagens e assistam aos vídeos!

Por Luiz Padilha

A Operação Poseidon 2022, Operação Conjunta coordenada pelo Ministério da Defesa, marcou a entrada de um novo componente nesta operação conjunta entre as forças singulares, o Navio Doca Multipropósito (NDM) Bahia (G 40). A operação desta 3ª edição ocorreu entre as cidades do Rio de Janeiro e Cabo Frio (RJ), quando o navio recebeu pela primeira vez, as aeronaves da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira para exercícios de qualificação de pousos e decolagens, um desafio para os pilotos participantes, justamente por ser o Bahia, uma plataforma diferente do Navio Aérodromo Multipropósito (NAM) Atlântico (A 140), meio utilizado nas duas primeiras edições da Poseidon.

Desatracação sob Ameaça Assimétrica de Superfície

Durante a desatracação do NDM Bahia, foi realizado um exercício com uma embarcação autonôma do CASNAV (Centro de Análises de Sistemas Navais), simulando uma ameaça assimétrica, a qual foi repelida pelas embarcações da Capitania dos Portos do Rio de Janeiro. Vale ressaltar que a embarcação do CASNAV por se encontrar em fase inicial de testes, estava tripulada para acompanhamento de seu desempenho.

Diariamente ocorreram exercícios de Ameaça Cibernética, onde todos os ataques à rede dos navios era eliminada pelo programa Dreadnought versão 2.8 desenvolvido pela Marinha.

Grupo Tarefa

O Grupo-Tarefa (GT), formado pelo NDM Bahia e pela fragata Independência (F 44), estava  sob o comando do Contra-Almirante André Luiz de Andrade Felix, comandante da 2ª Divisão da Esquadra, que coordenou todo o exercício, atingindo o objetivo de consolidar a formação de 4 pilotos da FAB e 4 do EB. Durante a Poseidon 2022 o CA Félix concedeu a entrevista abaixo para a mídia presente.

Interoperabilidade e padronização de procedimentos operacionais, era o objetivo a ser alcançado, com as operações aéreas no Bahia. Voos de QRPB (Qualificação e Requalificação de Pouso a Bordo), ocorreram durante os dias, com diversos pousos e decolagens em ambos os convoos.

Entrevista com o comandante do NDM Bahia

O Capitão de Mar e Guerra Cássio Reis de Carvalho, falou sobre a Poseidon 2022 e sobre o NDM Bahia.

O desafio do Convoo “Zulu”

Durante a Poseidon 2022 os pilotos realizaram pousos alinhados e cruzados no convoo Alfa do Bahia, mas o grande desafio era o convoo Zulu. Por ficar abaixo do convoo Alfa e ter obstáculos para um pouso alinhado, os pousos e decolagens eram mais desafiadores no início, mas ao final, já consolidados, apesar do “vento sujo” (que reduzia a sustentação da aeronave), os pousos ocorreram sempre com segurança.

Salto Livre Operacional (SLOp)

No mesmo período da Poseidon 2022, ocorreu o exercício de Adestramento Conjunto de Salto Livre Operacional (SLOp) 2022, sob a coordenação do Comando Naval de Operações Especiais (CoNavOpEsp), na Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia. Como havia uma janela na programação, ocorreu o encaixe de uma parte deste exercício com as Forças Especiais da Marinha (Batalhão Tonelero e GRUMEC), do Exército (1º BFEsp, 1º BAC, 3ª Cia FEsp e Cia Prec Pqdt) e da Força Aérea (EAS/PARA-SAR), a partir do navio. Após chegarem ao navio, os integrantes das Forças Especiais se preparam para realizar o salto livre de aproximadamente 10.000 pés.

Voos de QRPB

Com o fim da Poseidon chegando, apenas dois pilotos ainda tinham voos para consolidar sua formação, e os voos não pararam até que eles completassem o programa.

Comandante de Operações Navais

Ao final da Poseidon 2022, o Comandante de Operações Navais veio a bordo do NDM Bahia para ver o resultado da evolução dos pilotos das três Forças. Na ocasião o Almirante de Esquadra, Marcos Sampaio Olsen, foi recebido pelo Comandante em Chefe da Esquadra, Vice Almirante Arthur Fernando Bettega Corrêa.

Cerimonial à Bandeira

Coroando o êxito da operação Poseidon 2022, ao fim do exercício ocorreu o cerimonial à bandeira com a presença do Comandante de Operações Navais.

Desfile Naval pela orla do Rio de Janeiro

Durante o encontro com o NAM Atlântico que se encontrava em testes de máquinas, ocorreram dois pousos a bordo com as aeronaves da FAB e do EB. Em seguida os navios do GT junto ao Atlântico passaram pela orla da cidade do Rio de Janeiro antes de revoadadas aeronaves para suas bases.

General de Brigada Ricardo José Nigri, Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsem e Major Brigadeiro do Ar José Madureira Junior no NDM Bahia

FOTOS

Pilotos das 3 Forças com o COMEMCH, com o ComDiv2 e o comandante do NDM Bahia
Equipe de Manobra e Crache (EQMAM)

A Agência Marinha de Notícias estava a bordo acompanhando a Poseidon 2022, com uma equipe que tinha a Tenente Vanessa Mendonça como entrevistadora e aproveitamos e fizemos uma entrevista com ela para saber sua visão da Poseidon 2022.

Sair da versão mobile