NDM Bahia embarca as novas EDVM e EDCG

NDM-Bahia-22
NDM Bahia (G 40) com sua doca alagada operando na área marítima de Toulon – 19/03/2016

Por Luiz Padilha

O Navio Doca Multipropósito (NDM) Bahia (G 40) finalizando seus testes de mar, recebeu no dia 19/03, na área marítima de Toulon, as novas embarcações adquiridas pela Marinha do Brasil quando da compra do navio, junto à Marinha Francesa.

EDVMs Icaraí e Muriqui atracadas ao lado da EDCG Marambaia em Toulon

Abaixo é possível ter a dimensão exata do tamanho da doca do NDM Bahia, com seus 122 metros de comprimento.

As EDVMs* foram renomeadas como Icaraí, Muriqui e a EDCG* Marambaia (ex-Hallebarde). A faina de alagamento da doca do navio para receber as embarcações transcorreu normalmente, impressionando pela velocidade com que o navio executou o alagamento e seu esgotamento.

A EDCG Marambaia é atualmente a maior embarcação deste tipo na MB e, como tal, foi um desafio para sua tripulação embarcá-la no NDM Bahia. Com o navio navegando a uma velocidade de 4 nós, o oficial encarregado da Marambaia, manobrou com maestria a embarcação e adentrou a doca de primeira.

As embarcações Icaraí e Muriqui, entraram logo após sem nenhuma dificuldade, mostrando que o aprestamento realizado na França pela tripulação, foi excelente.

O Bahia agora irá realizar seus últimos ajustes para suspender em direção ao Brasil, o que deve ocorrer no dia 21/03, quando o navio suspenderá em definitivo da Base Naval de Toulon para o Brasil.

O NDM Bahia já apontado na direção da saída de Toulon

O DAN acompanhará a viagem e, sempre que possível, trará aos nossos leitores a rotina de treinamentos do navio até o Brasil.

O comandante do NDM Bahia CMG Serrão e o imediato CF Assano observando a manobra de embarque da EDVM e EDCG no navio.

*EDCG – Embarcação de Desembarque de Carga Geral

*EDVM – Embarcação de Desembarque de Viaturas e Materiais

Sair da versão mobile