Por Guilherme Wiltgen
Além do Comandante da Marinha, também estiveram presentes a cerimônia a Deputada Federal Perpétua Almeida, vice-presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados e presidente da Subcomissão Permanente para acompanhar os Projetos Estratégicos das Forças Armadas, o Chefe do Estado Maior da Armada, Almirante-de-Esquadra Carlos Augusto de Souza, o Comandante de Operações Navais, Almirante-de-Esquadra Wilson Barbosa Guerra, o Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação da Marinha, Almirante-de-Esquadra Sergio Roberto Fernandes dos Santos, o Comandante da Escola Superior de Guerra, Almirante-de-Esquadra Eduardo Bacellar Leal Ferreira, Comandante do 8º Distrito Naval, Vice-Almirante Liseo Zampronio, o Comandante da Força Aeronaval, Contra-Almirante Carlos Alberto Matias, o Diretor de Aeronáutica da Marinha, Contra-Almirante Carlos Frederico Carneiro Primo, o Diretor do Centro de Comunicação Social da Marinha, Contra-Almirante José Roberto Bueno Junior, o Presidente da Helibras, Eduardo Marson Ferreira, o Presidente do conselho de Administração da Helibras, Daniel Mandelli, o Vice-Presidente Executivo e Industrial da Helibras, Richard Marelli, entre outras autoridades civis e militares.
O UH-15 Super Cougar N-7106 (BRA017) representa um marco para a indústria nacional e para a própria Helibras, pois materializa o compromisso assumido pela empresa no projeto H-XBR, para o fornecimento de 50 aeronaves EC725 para as três Forças Armadas com transferência de tecnologia, alto índice de nacionalização e amplo envolvimento da cadeia industrial nacional.
“A Helibras mostrou mais uma vez que é uma indústria forte, moderna e está capacitada a atender um mercado cada vez mais exigente”, resumiu Eduardo Marson, presidente da Helibras.
A aeronave, que foi recebida pela COPAC (Comissão Coordenadora do Programa de Aeronaves de Combate) e entregue à Marinha, representa à quarta etapa de transferência de tecnologia e nacionalização do conteúdo, realizando no Brasil as atividades da montagem, que inclui pacote de missão, pista e entrega, enquanto que os outros 11 EC725 já entregues às Forças Armadas, receberam no Brasil, itens de pré-equipagem, equipagem elétrica e mecânica, cablagem, caixa de transmissão, rotor e toda a configuração básica, além dos ensaios em voo.
Na Marinha do Brasil, a aeronave recebeu o indicativo visual N-7106 (Pégasus 06) e será destinada ao 2º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (HU-2), sediado na Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia (RJ).
Logo após ter sido transferido para o setor operativo, o Pégasus 06 já cumpriu a sua primeira missão, transportando o Comandante da Marinha, e demais Almirantes, para São Paulo.
Quarto UH-15 da Marinha
Nesta mesma sexta-feira, a Marinha do Brasil também recebeu o N-7103 (BRA012), passando a Aviação Naval a contar agora com quatro EC725 da versão básica, designada UH-15, de um total de 8 unidades destinadas a realizarem apoio às Operações Anfíbias, SAR, missões de esclarecimento e Operações Especiais.
Produção do EC725 no Brasil
Durante um tour pela linha de produção do EC725, Eduardo Marson destacou a capacidade da planta de Itajubá que, desde a implantação do programa, contratou mais de 600 funcionários, ressaltando que o cronograma de entregas, estabelecido em contrato, e a cargo da Helibras e da Airbus Helicopters, está rigorosamente dentro do prazo e prevê para 2014 a entrega de um total de 13 helicópteros, sendo que cinco unidades já foram entregues.
Tal informação pôde ser facilmente constada durante a nossa visita a linha de produção, onde observamos 12 unidades em avançado estágio de produção.
Mais três helicópteros estão sendo finalizados para entrega, o HM-4 Jaguar EB-5005(BRA013) para a AvEx, o UH-15 Super Cougar N-7107 (BRA019) para a MB e o H-36 Caracal FAB 8514 (BRA014). Esta última, é a primeira aeronave a receber o eixo de engrenagem cônica vertical reprojetado pela Airbus Helicopters, dispensando o uso da MOD 45. Marson também destacou quanto a importância desta modificação, que somente será realizada na sede da Airbus Helicopter, em Marignane, e na Helibras, em Itajubá, que atenderá a todo mercado civil e militar da América Latina, demostrando a elevada capacitação técnica e industrial da empresa brasileira.
Esta modificação também será realizada em todas as unidades do EC725 já entregues as Forças Armadas brasileiras.
Outra novidade foi a entrega dos dois primeiros cones de cauda produzidos pela empresa Aernnova, sediada em São José dos Campos (SP) para o EC725.
O H-36 FAB 8511 e o UH-15A N-7108
Se encontram também em Itajubá o FAB 8511 (BRA004), que será a primeira aeronave C-SAR da FAB, e que está realizando voo de testes com o FLIR Star Safire III e que em breve receberá o probe de reabastecimento em voo (REVO), que já se encontra na fábrica, e o UH-15A Super Cougar N-7108 (BRA039), primeira aeronave da versão de guerra ar-superfície (ASuW) da Marinha, que pela primeira vez são mostrados à imprensa, e que o DAN trás em primeiríssima mão aos seus leitores.
NOTA DO EDITOR: Agradecemos ao Sr. Eduardo Marson (Presidente da Helibras), a Sra. Elaine Watoniki (Gerente de Comunicação da Helibras) e a Srta. Natascha Ariceto (Assessora de Imprensa da Convergência Comunicação Estratégica) pela atenção dispensada com o DAN.