Marinha do Brasil avalia o Camcopter S-100 da SCHIEBEL

Por Luiz Padilha

A Marinha do Brasil através do Programa ARP-E (Aeronave Remotamente Pilotada – Embarcada), selecionou 2 modelos para avaliação.

O Scan Eagle da Insitu-Boeing, que o DAN acompanhou (veja aqui o artigo publicado), e o CAMCOPTER S-100 da empresa austríaca SCHIEBEL.

NPaOc Apa P-121

A SCHIEBEL enviou ao Brasil, uma equipe de técnicos com 2 helicópteros não tripulados, modelo CAMCOPTER S-100, para avaliação junto à MB. Todos os equipamentos foram embarcados no Navio Patrulha Oceânico – NPaOc Apa P 121, que seguiu para a costa da Região dos Lagos, nas proximidades da Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia – BAeNSPA.

       

No período de 2 à 5 de junho, a SCHIEBEL teve a oportunidade de demonstrar para os oficiais da DAerM – Diretoria de Aeronáutica da Marinha, as capacidades do VTOL-UAS (Vertical Take-Off and Landing Unmanned Air System). Após uma série de missões realizadas a bordo do navio, num total de 60 horas de voo, foi possível verificar as capacidades marítimas do CAMCOPTER S-100.

CAMCOPTER 02 em primeiro plano e CAMCOPTER 01 ao fundo

O Defesa Aérea & Naval esteve a bordo no último dia 5 para poder conferir de perto, os voos de avaliação e trazer para nossos leitores, como foi a demonstração em voo do CAMCOPTER S-100.

Após o embarque no NPaOc Apa, o navio suspendeu para a área de demonstração, distante 40 milhas de Arraial do Cabo-RJ. Cada CAMCOPTER S-100 possuía uma configuração específica.

O CAMCOPTER 01 estava configurado com:  Câmera da L3, Wescam MX-10 (FLIR), Radar da Selex, PicoSar e Automatic Independent System (AIS).

01 equipado com L3 Wescam MX-10 (FLIR), Radar Selex PicoSar e Automatic Independent System (AIS)

O CAMCOPTER 02 estava configurado com: Selex ES SAGE ESM (MAGE).

02 equipado com Selex ES SAGE ESM (MAGE)

Para a Marinha, essa avaliação a bordo de seu navio, e em nosso teatro de operações, facilita muito a verificação das capacidades de ‘payload’ (carga útil) da aeronave e assim, verificar as limitações operativas do sistema quando embarcado. A MB, após os testes e análise dos relatórios gerados, poderá rever ou não, os requisitos de alto nível de seu programa ARP-E.

       

       

Nesta oportunidade, a qual o DAN esteve presente, apenas o modelo 01 foi utilizado. Havia muita expectativa quanto ao desempenho operacional da aeronave em condições de vento cruzado e com o caturro do navio. O que se viu, foi uma aeronave pronta, com uma decolagem simples e rápida.

O CAMCOPTER S-100 possui uma boa manobrabilidade e após várias performances em voo, onde verificamos a excelente qualidade das imagens geradas por seu FLIR, iniciou-se a sequência de pousos e decolagens no convoo do navio. O pouso pode ser feito manualmente ou 100% automático e a aderência do CANCOPTER S-100 ao convoo é impressionante.

        

Durante a apresentação a bordo do programa ARP-E,  o Capitão-de-Corveta Marcelo explicou que o modelo testado não poderia carregar todos os sensores de uma só vez, pois possui um limite de peso para operar, por esta razão, a SCHIEBEL trouxe os 2 modelos. Pode-se observar a qualidade da câmera da L3, Wescam MX-10 e do radar PicoSar da Selex do modelo 01, operando a grandes distâncias e altitudes que variaram entre 100  e 3.000 pés e as características de detecção do SAGE ESM (MAGE), onde foi detectado um alvo à 50 milhas com o modelo 02.

       

       

Imagem do FLIR identificando o indicativo do navio

O CAMCOPTER S-100 possui 3 pontos para payload, porém, seu desempenho está diretamente ligado ao tipo de sensor que o mesmo levará. Nos testes, o CAMCOPTER S-100 voou por 5 horas direto, alcançando a autonomia informada pelo fabricante. O alcance operacional depende do tipo de antena utilizada, podendo variar de 20, 40 ou 110 milhas do navio.

3 modelos com alcance entre 20,40 e 110 milhas

 

       

          

O CAMCOPTER S-100 utiliza gasolina de aviação – AvGas de 100 octanas e está em desenvolvimento um motor para JP-5 e outro a Diesel.

A operação do CAMCOPTER S-100 é realizada por 5 operadores podendo ser necessário mais, caso a MB opte por ter os 2 modelos com sensores diferentes.

O preço de aquisição de 1 sistema com 2 aeronaves, suporte logístico e pacote de sobressalentes para os 05 primeiros anos de operação, fica em aproximadamente USD $ 8 milhões.

O programa demonstrou com sucesso, as capacidades do CAMCOPTER S-100 em atender às necessidades operacionais em ambientes complexos e dinâmicos.

       

Objetivos do Programa ARP-E da Marinha

O emprego de Aeronaves Remotamente Pilotadas Embarcadas (ARP-E) tem como principais objetivos:

– Coletar, armazenar e transmitir dados e imagens, durante o dia e a noite em missões de esclarecimento de superfície;

– Otimizar as tarefas relacionadas à busca e salvamento na área de jurisdição SAR do Brasil;

– Permitir o controle do tráfego marítimo em áreas sensíveis e de interesse;

– Criar uma doutrina própria de emprego desse equipamento em ambiente naval;

– Apoiar a Patrulha Naval no que tange ao combate de ilícitos no mar tais como: a pesca predatória, a extração mineral ilegal, o contrabando, pirataria e crimes ambientais.

       

Possibilidades para obtenção do Sistema:

LA1 – “Leasing” de 01 sistema, com operação e manutenção a cargo do OEM (Original Equipment Manufacututer), acompanhado de pessoal da MB.

LA2 – Aquisição do Primeiro Lote de 05 sistemas, com operação e manutenção a cargo de pessoal da MB. 3 equipariam os NaPaOc, 1 ficaria de reserva e 1 seria destinado para treinamento em solo dos operadores.

Características: 

– Independência: Decolagem, navegação Waypoint e pouso completamente independentes;

– Navegação: INS e GPS redundantes;

– Potência: Motor rotativo de 50HP (Tecnologia Wankel);

– Link de Dados/Vídeo: Vídeo completamente digital, comprimido(até 4 alimentações simultâneas);

– AlcanceD/L típico: 50, 100 ou 200 Km (27,54 ou 108mn);

– Velocidade de arremetida: 120 nós;

– Velocidade de cruzeiro: 55 nós (para melhor autonomia de voo);

– Autonomia de voo: >6 horas com 34 Kg (75 lbs) de carga útil mais tanque de combustível externo opcional, prolongando a autonomia para >10 horas;

– Carga útil típica: 50 Kg (110 lbs);

– Peso MTO: 200 Kg (440 lbs);

– Peso vazio: 110 Kg (243 lbs);

– Comprimento: 3.110 mm;

– Altura: 1.120 mm;

– Largura: 1.240 mm;

– Diâmetro do rotor principal: 3.400 mm.

Encerramento

Ao final da demonstração, durante o retorno para o Rio de Janeiro, foi realizada uma “Fotex” com os S-100 no convoo, e na oportunidade, o comandante do NPaOc Apa, Capitão-de-Fragata Alexandre Borges e o Capitão-de-Corveta Marcelo receberam da SCHIEBEL, miniaturas do CAMCOPTER S-100.

CF Alexandre Borges, comandante do Apa, CC Marcelo e representantes da SCHIEBEL

       

Nossos agradecimentos ao CCSM, CC Carla e CC Daniel, pelo total apoio para a realização desta cobertura.

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