Por Guilherme Wiltgen e Rubens Barbosa Filho
A Aviação do Exército (AvEx) recebeu durante a semana de 22 a 27.03, a visita do helicóptero de ataque turco T129 ATAK, como parte do Roadshow promovido pela Turkshi Aerospace Industry (TAI). A primeira de três etapas foi realizada no Forte Ricardo Kirk, onde se localiza o Comando de Aviação do Exército (CAvEx), na cidade paulista de Taubaté.
Avaliação e Ensaios em voo
Sob coordenação do Grupo de Ensaios e Avaliações do Comando de Aviação do Exército (GEA), o T129 ATAK foi avaliado pelos seus pilotos, complementando a avaliação anterior, realizada na Turquia em Novembro de 2018.
Além do pessoal do GEA, também voaram os pilotos da Esquadrilha de Helicópteros de Reconhecimento e Ataque (EHRA) do 1º Batalhão de Aviação do Exército (1º BAvEx), que realizaram o CRM (Crew Resource Management) de cabine na tarde da segunda-feira, para realizarem seus voos na manhã da terça-feira.
Um LAH (Light Attack Helicopter) com muitas capacidades
O T129 ATAK é a versão mais moderna do A129 Mangusta, que foi o primeiro helicóptero de ataque totalmente concebido na Europa, e produzido sob licença da Leonardo Helicopters (antiga Agusta) pela Turkshi Aerospace Industry (TAI). Ele entrou em serviço no Exército Turco em 2014.
O T129 ATAK é um helicóptero leve de ataque (LAH – Light Attack Helicopter) multimissão bimotor, alimentado por dois motores LHTEC CTS800-4A, capaz de operar em condições adversas de clima e tempo, desempenhando uma ampla gama de missões, tais como ataque (diurno e noturno), escolta, reconhecimento armado, apoio aéreo aproximado e ataque a veículos blindados.
Para isso, o T129 ATAK é capaz de carregar um mix de armamentos, que o torna um exímio caçador de blindados. Com quatro pontos de fixação de armamentos (dois de cada lado), pode transportar diversos tipos de armamentos, que vão desde metralhadoras axiais em pod, a misseis anti-tanque (ATMG – Anti-Tank Guided Missile) e foguetes de 70mm.
Para ataque ao solo e auto-proteção, possui um canhão rotativo de 3 canos TM197B de 20mm, com capacidade de até 500 tiros. Também possui uma avançada suíte de contramedidas eletrônicas, sistema de alerta radar (RWR – Radar Warning Receiver), sistema de alerta laser (LWR – Laser Warning Receiver) e dispenser de Chaff e Flare.
Aliado aos sistemas de combate e de proteção, o T129 possui modernos sistemas embarcados, que proporciona aos seus tripulantes um bom controle situacional em operações de alta intensidade e sobre território hostil. Possui cockpit em tandem totalmente integrados com Full Glass Cockpit, compatível com o uso de OVN (Óculos de Visão Noturna, ou NVG na sigla em inglês), AMMS ( Aircraft And Mission Management System), WCU (Weapon Controller Unit) e FDR (Flight Data Recorder). O T129 possui o Electro-Optical Reconnaissance, Surveillance and Targeting System Aselsan Asel FLIR-300T, que possui uma câmera Infra-Vermelho (IR) de alta definição, Laser Range Finder/Designator (LRF/D), Laser Spot Tracker e Color Day TV Camera.
Demonstração em voo
Em coordenação com o Comando de Aviação do Exército (CAvEx), a Turkish Aerospace organizou a primeira apresentação do T129 ATAK na América Latina, convidando os principais meios jornalísticos especializados em Defesa e Aviação, para participarem da apresentação em voo para a os militares da Aviação do Exército.
Tripulado pelo piloto de testes da TAI e pelo Major Martins (GEA), foi realizada uma apresentação para demonstrar toda a manobrabilidade do helicóptero, sendo executadas manobras evasivas, voo a baixa altura (NOE – Nap Of the Earth), entre outras.
Ao final, o helicóptero pousou e taxiou em frente ao público, permanecendo no hangarete do setor sul para a entrega dos certificados aos pilotos da AvEx que participaram dos voos de avaliação.
O T129 ATAK e a Aviação do Exército
Possuir uma real capacidade de ataque, é o desejo de qualquer corpo de aviação, e na ala aérea da Força Terrestre brasileira, esse pensamento não é diferente. Visando a obtenção dessa superioridade na 3ª dimensão do campo de batalha, o Exército Brasileiro iniciou estudos para uma futura aquisição de um helicóptero “puro sangue” de ataque, incluindo o mesmo no Plano Estratégico do Exército (PEEx).
Dessa forma, o Grupo de Ensaios e Avaliações do Comando de Aviação do Exército (GEA) iniciou as avaliações nos possíveis candidatos, como o AW129 Mangusta (Leonardo), T129 ATAK (TAI), Tiger (Airbus), AH-1Z Viper (Bell), Ka-52 Alligator (Kamov) e Mi-28 Havoc (Mil).
Segundo a AvEx, ainda não existe definição de qual helicóptero será o escolhido e nem prazo para a efetivação da compra. No decorrer da avaliação, outros modelos de aeronave de ataque ainda podem ser testados.
Após essa demonstração, o helicóptero se apresentou na quinta-feira (28) em Brasília, para autoridades civis e militares, e agora se encontra no Rio de Janeiro para participar da 12ª edição da LAAD Defence & Security – Feira Internacional de Defesa e Segurança, que acontece no Riocentro dos dias 02 a 05 de Abril.
NOTA do EDITOR: O Defesa Aérea & Naval agradece ao General de Brigada Aguiar (Comandante de Aviação do Exército), ao Cel. Oliveira e Maj. Fatorelli (GEA) e aos Majores Crovato e Villa Nova (E5) pela fidalguia com que sempre nos recebem no CAvEx. Também agradecemos ao Sr. Lucas Ferreira da Speyside Group (Assessoria de Comunicação da TAI no Brasil).