Por Luiz Padilha
A embarcação Docksta Combat Boat CB90 produzida pelo estaleiro sueco N.Sindin Dockstavarvet AB, foi produzida para a Marinha da Suécia e devido suas características, rapidamente alcançou sucesso fora da Suécia.
Originalmente desenvolvida para assalto militar, a CB90 com sua agilidade e alta velocidade, é capaz de realizar curvas extremas e a pode levar até 18 soldados equipados, tornando-se um vetor importante dentro da Marinha sueca.
Seu design esguio, calado raso e propulsão de jatos d’água duplos, fazem a CB90 atingir velocidades de até 45 nós em águas costeiras, e durante seu emprego, verificou-se que a mesma poderia realizar outras funções.
Em 2017, a Saab adquiriu o estaleiro, passando seu gerenciamento para a área de negócios da Saab Kockums.
Diferentes variantes da CB90 estão atualmente em serviço com as seguintes Marinhas:
Suécia
- A Marinha sueca possui a versão CB90H que é usada em várias funções. A CB90 L é a versão de comando e controle, e é equipada com computador e equipamentos de comunicação, além de um gerador auxiliar para fornecer energia elétrica quando os motores não estão funcionando.
- A CB90 HEX é a versão de exportação com proteção balística.
- A CB90HS é a versão para operações de manutenção da paz e resgate no exterior. Sua principal diferença em relação a versão H é um ar condicionado para manter a tripulação confortável em condições mediterrâneas, um gerador auxiliar e uma blindagem, com novos motores mais potentes para compensar o peso adicional.
- A polícia sueca opera um CB90 H desarmado, equipado com beliches, uma despensa e uma sala da tripulação. A Sociedade Sueca de Resgate Marítimo opera duas CB90 H desarmadas convertidos para busca e resgate.
Noruega
- A Marinha Real Norueguesa opera 20 CB90N (N de versão norueguesa). A CB90N difere da versão H em algumas áreas: ele é armado com apenas uma metralhadora de 12,7 mm em vez de três. O guincho da âncora é motorizado e a âncora é montada na popa, permitindo que a CB90N dê ré sem danificar seus propulsores. O compartimento de tropa tem uma altura mais alta no convés, possibilitando que a maioria das pessoas fique de pé sem se agachar, além de um espaço extra para banheiro. A versão norueguesa vem equipada com GPS da Kongsberg Seatex AS. Pelo menos um S90N foi configurado como ambulância.
Grécia
- A Guarda Costeira da Grécia também opera com três CB90HCG desde 1998.
Estados Unidos
- Nos Estados Unidos, a US Navy utiliza a CB90H com a classificação RCB – Riverine Command Boat.
Malásia
- A Marinha da Malásia usa a CB90H, lá nomeada CB90RMN (Royal Malaysian Navy).
México
- A Marinha do México utiliza a CB90HMN (Mexican Navy) no combate ao tráfico de drogas no Mar do Caribe. Os traficantes estão a cada dia utilizando-se de modernas tecnologias para se evadir das patrulhas e a Marinha do México identificou a CB90HMN devido as suas características, como o vetor ideal para as missões de interceptação de embarcações em atividades ilegais, como o contrabando de armas e o tráfego internacional de drogas. A Marinha do México possui em operação 66 unidades de embarcações da Dockstavarvet, sendo 49 CB90HMN (8 fabricadas localmente com transferência de tecnologia) e 17 do modelo IC16 Polaris II (16 fabricadas localmente com transferência de tecnologia).
A CB90H já esteve no Brasil
Em 2004 o N.Sindin Dockstavarvet AB enviou ao Brasil uma embarcação CB90H para ser testada pelo Exército Brasileiro (EB) na região Amazônica. Os testes realizados foram um sucesso, onde a embarcação tripulada com soldados do Exército, executaram todos os tipos de procedimentos inerentes à região. Apesar do alto desempenho da embarcação, o Exército não efetivou nenhum pedido.
No vídeo abaixo, pode-se ver o desempenho da CB90H na região Amazônica tripulada por soldados do Exército Brasileiro.
Docksta CB90HSM
A nova versão da CB90, a HSM é muito mais equipada do que os modelos anteriores, com ênfase no seu desempenho, onde velocidade e manobrabilidade foram aprimoradas, além do poder de combate e recursos de vigilância. Embora pareça semelhante aos outros modelos por fora, o interior é bastante modificado.
Com uma nova linha de tração otimizando o ponto de gravidade, a CB90HSM está ainda mais estável, mais rápida e muito mais silenciosa, além do novo sistema de gerenciamento de combate e sensores de vigilância e ataque através do sistema Trackfire (RWS), a CB90 HSM é uma evolução do conceito Combat Boat introduzido pela Dockstavarvet.
CB90HSM no Brasil?
Estamos em 2020 e a embarcação CB90HSM pode ser muito útil no Brasil, porém, não apenas para a região Amazônica, haja visto que a mesma é amplamente empregada por diversas Marinhas no oceano.
No Brasil a CB90HSM pode ser utilizada tanto pelo Exército Brasileiro nos rios da região Amazônica como também no Pantanal Mato Grossense, onde o 17º Batalhão de Fronteira (Corumbá-MS) atua realizando o patrulhas de reconhecimento contra o contrabando de armas e drogas.
Polícia Federal
A Polícia Federal também poderia se beneficiar das qualidades da CB90HSM, pois a cada dia os contrabandistas e traficantes de armas e drogas, estão equipados com modernas e velozes embarcações, atuando tanto nos rios quanto no mar, dificultando sobremaneira o combate a esse tipo de crime pelos policiais federais. Para a Polícia Federal, a embarcação pode ser blindada e dotada com câmeras infra-vermelho e equipamentos de visão noturna.
Marinha do Brasil
Para a Marinha do Brasil, o emprego da CB90HSM seria fundamental com diferentes tipos de utilização. A Embarcação pode ser utilizada em combate utilizando uma estação remota de armas Saab Trackfire (RWS), que oferece alta precisão e desempenho. O Trackfire RWS também possui uma capacidade de linha de visão independente estabilizada para garantir cálculos balísticos abrangentes e previsão de alvos 3D.
Além do Trackfire, aa CB90HSM também pode ser equipada com uma combinação de sensores como TV CCD, câmeras infravermelhas (IR) e um telêmetro a laser (LRF) e armas como metralhadoras pequenas, médias e pesadas, canhões leves de médio calibre, lançadores de granadas automáticos e sistemas de armas não letais.
Por ser multifunção, a CB90HSM pode além de combater, realizar outros tipos de missão para a Marinha como por exemplo missões SAR (Search and Rescue), diminuindo o tempo de resposta levando em seu interior equipamentos de primeiros socorros e profisisonais para fazer o pronto atendimento. Ou, ainda, fazer uma evacuação médica ou transporte em emergência de pessoas em áreas de risco, evidenciando uma de suas melhores características: a mesma plataforma pode ser usada em várias missões, reduzindo os custos operacionais.
A Marinha do Brasil no caso de um acidente na costa brasileira, precisa se fazer presente com rapidez, seja por ar ou por mar, e a CB90HSM pode partir rapidamente para realizar um SAR até 150 milhas da costa, sendo certificada para operar em condições de mar 6 com segurança para a tripulação e passageiros.
Transferência de tecnologia
O estaleiro N.Sindin Dockstavarvet AB atendeu a diferentes requisitos das Marinhas que operam a CB90. Algumas marinhas requisitaram a fabricação local da CB90, o que foi feito em negociações individuais, já que cada marinha tem suas necessidades / exigências, de utilização da embarcação.
Atualmente com o controle da Saab Kockums, a transferência de tecnologia e desenvolvimento do cliente para construção local continua. E dependendo do número de unidades a serem construídas, o custo final de cada embarcação terá seus custos reduzidos.
Uma das características da relação do Dockstavarvet com seus clientes, é cuidar do ciclo de vida completo da CB90 localmente, transferindo o know-how desde o início.
Vale mencionar que o sucesso do projeto é tão grande, que vários estaleiros tentaram copiar o seu design, como o “Raptor” da Rússia.
Vamos conhecer o interior da CB90
Na proa, a embarcação possui uma rampa de desembarque tático em praias, proporcionando flexibilidade na tomada de pontos estratégicos, em missões de operações especiais.
Alguns países já demonstraram interesse na CB90 além do Brasil. O Peru, através do Projeto de Investimento Público para a criação dos Serviços de Interdição Marítima, deve se equipar com lanchas dessa categoria. Para casos como o do Peru, que busca transferência de tecnologia, a fabricante pode fazer a fabricação local das lanchas, assim como foi feito com 17 das 66 unidades adquiridas pelo México.
Atualmente, as embarcações CB90 contam com mais de 250 exemplares produzidos operando em 6 países, e o Saab Kockums agora gerenciando o Dockstavarvet, trabalha para ampliar o número de operadores deste fantástico Combat Boat!
Características da CB90HSM
Deslocamento
- Vazio – 18 toneladas
- Carregada – 24,5 toneladas
Dimensões
- Comprimento total – 16,3 metros
- Comprimento do casco – 14,9 metros
- Boca – 3,8 metros
- Calado – 0,9 metros
Velocidade e Alcance
- Velocidade máxima – 45 knots
- Velocidade de cruzeiro com Mar 1 – 38 knots
- Alcance com velocidade de cruzeiro – 300 milhas náuticas
Propulsão
- 2 Motores de 900 HP Scania Diesel V8
- Water Jet – Kamexa S32 Mix flow
Tripulação
- 3 (2 pilotos e 1 artilheiro)
- Até 18 soldados equipados
Armamento
O armamento da CB90 é customizado pelo cliente, podendo receber os equipamentos abaixo:
- 3 × Metralhadoras Browning M2HB
- 1 × Lançador de granadas MK 19
- 4 minas navais ou 6 cargas de profundidade
- 1 Sistema Trackfire (RWS)
Nota do Editor: Atualmente, face a necessidade da Marinha do Brasil em salvaguardar a vida humana em águas jurisdicionais brasileiras (Águas interiores e Oceano Atlântico), além das 200 milhas da costa, faz-se mister que a mesma esteja equipada com embarcações de pronto emprego e com reais capacidades para a realização de SAR (Search and Rescue), que por ventura ocorram dentro de sua competência. A CB90HSM como foi exposto acima, possui todas as qualidades necessárias tanto para SAR quanto para o combate, e ainda conta com a possibilidade de ser fabricada no Brasil, pois o estaleiro Dockstavarvet, agora gerenciado pela Saab Kockums, já o faz com Marinhas de outros países como mostrado ao longo deste artigo. Vejam abaixo a área de responsabilidade da Marinha do Brasil.