Por Luiz Padilha
O Defesa Aérea & Naval esteve na cidade da Philadelphia-PA, EUA, para conhecer a fábrica da AgustaWestland Philadelphia Corporation, pertencente à LEONARDO HELICOPTERS onde são construídos os helicópteros AW119Kx “Koala”.
Localizada ao lado de um aeroporto privado, a fábrica está em constante evolução devido aos bons resultados de vendas dos modelos AW119Kx e AW139 lá produzidas, com destaque para as 282 unidades vendidas do AW119 para mais de 115 clientes em 35 países e, com boas perspectivas de crescimento com a entrada em produção do AW609 Tilt Rotor em breve.
O AW119Kx está em serviço realizando uma ampla gama de missões de segurança pública e de utilidade pública, incluindo Estados Unidos, Brasil, Finlândia, Coréia do Sul, México, Austrália, Nova Zelândia e África do Sul. Atualmente existem seis AW119 no setor para-público brasileiro, sendo o Estado do Rio Grande do Sul o primeiro cliente da América do Sul a operar o modelo mais novo do Koala, o AW119Kx. Existem ainda mais 2 AW119 nos setores comercial e de EMS.
Linha do Montagem doAW119Kx Koala
Logo na chegada o DAN foi recebido pela Sra. Lauren Slepian, (Communications Specialist) responsável pela visita às instalações da fábrica, pelo Sr. Emilio Figueira (Sales Engineering) e pelo Sr. Paul Elliott (Business Development) para uma apresentação sobre o helicóptero AW119Kx.
Após a apresentação seguimos para o “chão da fábrica”, para ver o processo de fabricação das aeronaves, mas não sem antes observar uma parte da fábrica composta de várias salas, usadas pelo pessoal da área administrativa e por engenheiros. A linha de montagem das aeronaves AW 139 e AW119Kx está posicionada lado a lado, com os funcionários trabalhando em paralelo, mas o foco da visita é o AW119Kx.
Muito parecida com a fábrica de Yeovil-UK, a linha de montagem é ampla e possui um “barulhento” silêncio, pois apesar dos funcionários estarem lá montando as aeronaves, não se ouvia um ruído sequer.
A linha de montagem do AW119Kx começa com a célula da aeronave fabricada pela AgustaWestland na Polônia em liga de alumínio reforçado seguindo o conceito modular ‘cocoon’ e honeycomb com material composto principalmente de fibra de carbono e fibra de vidro. O AW119Kx tem capacidade para acomodar até 1 piloto e 7 passageiros, mas a aeronave pode ter diferentes configurações como veremos mais adiante.
A célula possui 2 portas articuladas ejetáveis com dobradiças para a tripulação e 2 portas corrediças também descartáveis para os passageiros. Os engenheiros estão sempre presentes na linha de montagem acompanhando e tirando dúvidas dos funcionários.
Na sequência são preparadas a Main Rotor Head (MRH), a Main Gear Box (MGB) e o motor da aeronave, o turbo shaft engine PT6B-37A da Pratt & Whitney Canada com 1.002 SHP, uma turbina confiável e robusta muito utilizada no Brasil em diversos versões e tipos de aeronaves, como o Cessna 208 Grand Caravan e o Super Tucano, por exemplo.
O AW119Kx vai tomando forma com os funcionários instalando toda a cablagem pelo interior da célula preparando a mesma para receber seus modernos sistemas aviônicos. A instalação dos para-brisas reforçado em acrílico ocorre em seguida com a aeronave recebendo seu robusto trem de pouso do tipo esqui (Skid).
O AW119Kx pode ser equipado com até 5 células de combustível, sendo 3 standard e 2 adicionais que variam de acordo com o tipo de utilização que o operador necessitar. A colocação dos tanques adicionais não remove qualquer assento, mantendo a capacidade de transporte de até 6 pessoas sentadas na cabine de passageiros. A aeronave pode receber um guincho (Hoist) com capacidade para até 204kg, para Operações Policiais, Militares e de Resgate e operar com o equipamento de combate à incêndio “Bambi Bucket” através de seu gancho que suporta até 1.400kg.
Segundo o Sr. Dave Holmes (Vice President Operations), a fábrica possui um sistema de montagem onde as peças antes de serem instaladas na aeronave, são colocadas em bandejas especiais com o numero exato necessário para aplicação em cada fase de fabricação, ou seja, o funcionário não perde tempo requisitando peças, pois ele já estará com todas elas necessárias para a montagem.
A área de estoque de peças serve para abastecer tanto a linha de montagem quanto para atender aos pedidos dos clientes que, após solicitar as peças, podem dependendo de sua localização, receber as mesmas em até 24 horas.
O AW119 utiliza modernos esquis reforçados, com coxins para absorver oscilações laterais durante o pouso, proporcionando maior segurança ao piloto. Outro ponto de destaque é que o AW119Kx possui o maior bagageiro de sua categoria medindo 2,30m x 1,10m x 0,71cm.
Antes de se instalar o moderno cockpit, a aeronave recebe a MGB e seus sistemas hidráulicos e o motor. Um dos pontos altos do AW119Kx é a redundância em seus sistemas hidráulicos, elétricos, de combustível e de estabilização, que tornam esta aeronave uma das mais seguras em seu segmento.
A aeronave após a montagem do motor e do painel, segue para outro hangar, onde será instalado o sistema Garmin 1000H e demais sistemas eletrônicos e sistemas de navegação, como o radar altímetro RA-4500, o transponder GTX-33H entre outros, além de sua configuração interna.
Acompanhando a linha de montagem, nos deparamos com uma aeronave configurada para transporte aeromédico, onde é possível observar claramente o espaço interno da aeronave e sua versatilidade para outras configurações, sendo o único helicóptero monoturbina leve que tem a capacidade de instalação de até 2 macas dentro da cabine de passageiros, mantendo as portas fechadas, não interferindo com o cockpit dos pilotos, como pode ser visto nas fotos abaixo:
Hangar de pré voo
Após finalizar todas as instalações, checar todos os itens instalados na aeronave, a mesma é entregue para a equipe de 6 pilotos de testes da fábrica, que passarão a fase de voos, onde o desempenho da aeronave será avaliado, podendo ou não ter necessidade de balanceamento das pás, a troca de algum componente que não funcione de acordo com as especificações do projeto e então receber o OK para ser entregue ao cliente.
Voando no AW119Kx
Conforme programado, o editor do DAN participou de um voo para demonstração do AW119Kx. A aeronave em questão estaria realizando seu último voo de check antes de ser enviada ao seu proprietário e exalava aquele cheirinho de carro zero quilômetro. Embarcado como 2P, foi possível observar o piloto Doug Edge fazer o rápido check list antes de acionar o motor.
A informação de que apenas 5 minutos são necessários para acionar e decolar, se confirmou como pode ser visto no vídeo abaixo. Durante o check list o piloto entre outros ajustes, calibrou os 3 eixos da aeronave usando o Helipilot Control. Durante o voo a aeronave foi em diferentes altitudes, atingindo a velocidade máxima rapidamente, mostrando o conforto que a aeronave possui mesmo em alta velocidade, pois não ocorreu nenhuma vibração que demonstrasse qual velocidade a aeronave se encontrava.
O piloto ultrapassou intencionalmente por alguns segundos a VNE (Velocidade Nunca Exceder) de 152 kts, quando o painel indica através de uma luz vermelha que a mesma foi ultrapassada. Para demonstrar o quanto a aeronave é estável e segura, o piloto tirou as mãos e os pés dos controles da aeronave e a mesma continuou a voar sem nenhum tipo de perda de controle. Vale ressaltar que o AW119Kx não possui piloto automático e no exemplo acima descrito torna-se possível face ao seu excelente sistema de estabilização em 3 eixos que permite o voo “hands off”. Mantendo a velocidade de cruzeiro de 128 kts voamos por sobre a cidade alternando os níveis de voo e realizando um pairado para mostrar a capacidade da aeronave de executar sem nenhum tipo de restrição ou dificuldade.
O AW119Kx que o DAN voou é equipado com o sistema TAS (Traffic Advisory) GTS 800 da Garmin, que tem a função de auxiliar o piloto a ver e evitar outras aeronaves que possam estar subindo, descendo, ou cruzando em sua rota e a todo o momento o sistema informa via fonia sobre as aeronaves nas proximidades do nosso voo, comprovando a eficiência do equipamento. Ao retornarmos a fábrica da AgustaWestland, o piloto executa um pouso suave em um dos spots e rapidamente corta o motor, não havendo necessidade de aguardar muito tempo para frear o rotor principal.
AW119Kx Koala
Derivado do AW109 Power (bimotor), o AW119Kx (monomotor), incorpora características típicas de um helicóptero bimotor leve, beneficiado pela contínua evolução de tecnologias, oferecendo ao operador uma aeronave veloz e versátil.
A aeronave fornece aos seus operadores alto desempenho, pois possui o motor mais potente em sua classe, equipado com o sistema integrado Garmin G1000H, com alto nível de segurança devido a redundância de seus principais sistemas, espaço interno superior a qualquer outro helicóptero monoturbina leve, alta flexibilidade de configuração de cabine, além do programa de garantia da empresa.
Além disso, diante da variedade de equipamentos e configurações, pode prover a instrução de voo desde os estágios iniciais até os mais avançados e operacionais, diminuindo o esforço a ser despendido pelas unidades operativas com os pilotos recém formados.
Aviônicos
O AW119Kx possui um moderno MFD (Multi Function Display) com sistema integrado Garmin G1000H. O sistema contém o Flight Management System (FMS), Flight Planning, Moving Map, Synthetic Vision, Highway in the Sky (HITS), um sistema que exibe uma rota segura tridimensional na (aerovia) pré-planejada para o piloto seguir, em vez de medidores e mostradores onde o piloto tem que interpretar e sintetizar uma imagem mental da situação da aeronave, Helicopter Terrain Awareness System (HTAWS), um sistema de prevenção multi-risco com alertas contra fios, terrenos e obstáculos, Digital Audio Control System, Electronic Standby Indicator System (ESIS), sistema que combina todas as informações como atitude, altitude, velocidade, prôa e navegação de fácil compreensão, TAS GTS 800 da Garmin, um sistema que auxilia o piloto ao identificar aeronaves próximas equipadas com transponder, capaz de rastrear até 45 aeronaves equipados com transponders de modo A ou C e até 30 equipados com transponders de modo S, a tempo de tomar uma ação corretiva, XM Weather e compatibilidade para Night Vision Goggle.
O AW119Kx possui dois sistemas hidráulicos independentes para controles de vôo, dois sistemas elétricos, dois sistemas de combustível, com bombas de impulso duplo para eliminar qualquer chance de cavitação de combustível e dois sistemas de estabilização (SAS1 e SAS2).
A flexibilidade do AW119Kx pode ser exemplificada pelas diversas opções que o fabricante oferece ao cliente, como pode ser visto abaixo nas diferentes configurações dos tanques de combustível, que podem ser instalados e retirados pelo cliente em uma rápida operação.
E dentre as configurações possíveis, além de Instrução a aeronave pode ser configurada internamente para executar missões como Evacuação Médica, apoio às Forças de Segurança com equipamentos específicos como FLIR e um farol Night Sun SX-16 dentre outros, Off-Shore, Combate à Incêndio utilizando o Bambi Bucket, Busca e Salvamento com a instalação de uma janela bolha, transporte VIP e Emprego Geral.
A aeronave possui a capacidade de operar com NVG (Night Vision Googles), podendo ter instalado um FLIR e operar sobre o mar com os flutuadores de emergência instalados nos esquis, conferindo ao AW119Kx uma enorme versatilidade para uma aeronave monoturbina. Abaixo um mapa exemplificando o raio de alcance da aeronave com as diferentes configurações das células de combustível.
A Leonardo Helicopters através da AgustaWestland-Philadelphia, oferece aos seus clientes treinamento para pilotos iniciantes e para pilotos buscando requalificação através de um Treinador de Procedimentos Interativos Virtuais: G1000. O treinamento interativo e avançado é assistido por computador, além de treinamento de mecânicos e funcionários na linha de produção no local.
Para melhor atender seus clientes a empresa oferece duas soluções de manutenção:
Programa estendido – Inspeção básica de 50 horas/60 dias, inspeção padrão 200, 400, 800 3200 horas e inspeção de 12 meses.
Programa progressivo – Inspeção básica de 50 horas/60 dias, inspeções progressivas de 200 e 400 horas (ambas divididas em quatro fases), inspeção de 800 horas e 3200 horas e inspeção de 12 meses (dividida em três fases).
Além do suporte técnico no local com centros de serviço autorizado local na AW do Brasil em Osasco – São Paulo, AWPC, Filadélfia PA, RSG, FT Worth, Texas, a empresa também possui armazéns de peças de reposição na AW do Brasil, AW Filadélfia, PA – AW Las Vegas, NV – Lake Charles Los Angeles, além de equipes de Assessoria ao Cliente.
Programa de Aquisição de Novas Aeronaves de Instrução: Programa IH
As aeronaves atuais de instrução, Bell Jet Ranger III (IH-6B na MB), do Primeiro Esquadrão de Helicópteros de Instrução (HI-1), possuem mais de 30 anos de serviço na Marinha do Brasil. Com a aquisição pela MB de modernas aeronaves SH-16 Seahawk e UH-15/15A Super Cougar e a modernização dos AH-11B Super Lynx, se faz necessária a aquisição de novas aeronaves de instrução, para fornecer atualização tecnológica com equipamentos “full glass cockpit”, investindo assim na formação dos futuros aviadores navais.
Com essa finalidade, a Marinha do Brasil lançou o Programa IH, para a aquisição de novas aeronaves de instrução. O helicóptero AW119Kx Koala da Agusta Westland, é um dos candidatos do programa e está sendo avaliado pela MB.
CARACTERÍSTICAS:
Tripulação: Mínima 1 piloto e máxima 8 pessoas (7 + 1)
Peso bruto: 1.580 Kg
Peso máximo de decolagem com carga externa: 3.150Kg
Peso máximo de decolagem com carga interna: 2.850 Kg
Motor: Turbina Pratt & Whitney PT6 37A com 1.002 SHP
Velocidade Nunca Exceder-VNE: 152 Ktas
Velocidade Máxima de Cruzeiro: 132 Ktas
Velocidade de cruzeiro: 128 Ktas
Taxa de Subida: 1800 pés/min
Teto máximo: 15.000 pés (4.542 m)
Autonomia máxima (5 células): 448 nm
Tempo de voo máximo (5 células): 4: 49 hr
Glass Cockpit GARMIN 1000H com Integrated Flight Deck System em 2 telas de 10,4″, Integrated Synthetic Vision Technology, SVS – HITS – Moving Map – HTAWS – TAS GTS 800 Garmin – ESI – Digital Audio Controls, High Level of Systems Integration – WAAS Supported