A Aviação Naval completou 96 anos no último dia 23 de agosto, com uma cerimônia militar que marcou o recebimento oficial das novas aeronaves Sikorsky S-70B Seahawk (Designadas na Marinha do Brasil como MH-16 – Helicóptero Multi-Emprego, 16ª aeronave da Aviação Naval) de matrículas N-3034 e N-3035, pertencentes ao 1° Esquadrão de Helicópteros Anti-Submarino (HS-1).
Presidida pelo Ministro da Defesa, embaixador Celso Amorim, contou ainda com as presenças do Almirante-de-Esquadra Julio Soares de Moura Neto, Comandante da Marinha, do Almirante Ricardo Giambruno, Comandante em Chefe da Armada Nacional da República Oriental do Uruguai, além de diversas autoridades civis e militares, que prestigiaram o evento.
Estas aeronaves foram adquiridas para substituirem os atuais helicópteros SH-3A/B Sea King nas funções de ASW e ASuW, missões estas que desempenharam com eficiência e segurança por mais de quarenta anos em nossa Marinha, sendo que o Seahawk, além de seu sucessor natural, é uma aeronave no estado-da-arte, que vai promover um salto operacional à Aviação Naval, com inúmeros avanços tecnológicos e com seu poder combatente, consistindo não somente em uma aeronave capaz de transportar armas, mas sim em um completo e integrado sistema de armas, projetado para o emprego naval.
Durante a cerimônia, ressaltamos a entrega do Diploma de Mérito Aeronaval ao Almirante-de-Esquadra Alfredo Karan, Ministro da Marinha entre 1984 e 1985, e ao Vice-Almirante Liseo Zampronio, ex-Comandante da Força Aeronaval, pelo Contra-Almirante Victor Cardoso Gomes, atual Comandante da Força Aeronaval.
|
|
Logo após, a aeronave MH-16 Seahawk N-3034 (Guerreiro 34) foi tratorada do hangar do Esquadrão HU-1 e estacionada no pátio das aeronaves, bem a frente do palanque das autoridades, tendo início a cerimônia de incorporação, para em seguida, ter a sua transferência realizada da Diretoria Geral de Material da Marinha para o Setor Operativo.
|
|
Enquanto era assinado o livro de recebimento da aeronave, foi realizada uma passagem sobre o dispositivo pelas aeronaves SH-3A Sea King e o MH-16 Seahawk.
Em seguida, ocorreu o desfile da tropa, com destaque para a sempre empolgante presença dos “Velhas Águias”, Oficiais e praças da reserva que fizeram e continuam fazendo a história de nossa Aviação Naval, e também pelo Pelotão Representativo da Associação de Veteranos do Corpo de Fuzileiros Navais (AVCFN), que juntos, abrilhantaram ainda mais as comemorações.
|
|
Enquanto isso, as aeronaves da Força Aeronaval, representadas por três IH-6B Jet Ranger III (Esquadrão HI-1), um UH-12 Esquilo (Esquadrão HU-1), um AH-11A Super Lynx (Esquadrão HA-1), um UH-14 Super Puma (Esquadrão HU-2) realizavam o desfile aéreo.
|
|
Destaque para o SH-3A Sea King N-3012 seguido do MH-16 Seahawk N-3035 (Esquadrão HS-1), marcando respectivamente o fim e o início de uma era na Aviação Naval, sendo também a primeira apresentação da nova aeronave em voo para o público presente.
|
|
Encerrando o desfile aéreo e a cerimônia militar alusiva aos 96 anos da Aviação Naval, a aeronave UH-14 Super Puma N-7070, do Esquadrão HU-2, realizou uma bela passagem, ostentando orgulhosamente a nossa bandeira nacional.
O MH-16 permaneceu exposto para o público presente para que pudessem conhecer e tirar fotos do novo “Guerreiro”.
Abaixo, os editores do Defesa Aérea & Naval, acompanhados do CA Cardoso Gomes (ComForAerNav) e o CMG Rohwer (CEM) junto a nova aeronave.