Por Guilherme Wiltgen
O 1º Batalhão de Aviação do Exército (1º BAvEx) comemorou no dia 07 de abril de 2021, os 10 anos da chegada da primeira aeronave H225M, modelo HM-4 “Jaguar”, de matrícula “EB 5001”.
Estiveram presentes na cerimônia o Cel Sazdjian, atual Chefe do Estado-Maior da Avição do Exército, antigo comandante do 1º BAvEx e piloto de HM-4, o TC Amorim, atual Comandante do 1º BAvEx, o TC Hirashima, pioneiro da implantação do HM-4 na AvEx.
Também estiveram presentes os membros do antigo Núcleo da Companhia de Helicópteros de Emprego Geral (NuCHEG) de 2011 e os atuais integrantes da Esquadrilha de Helicópteros de Emprego Geral (EHEG).
Durante a cerimônia, foi feita ainda a inauguração de um adesivo comemorativo no EB-5001, que se tornará também uma bolacha comemorativa referente ao marco alcançado.
O TC Amorim e o Cel Sazdjian, em suas palavras, ressaltaram a evolução técnica, tática e operacional que a entrada em serviço do então EC-725, hoje denominado pelo fabricante como H225M, incorporou na AvEx com as suas novas tecnologias embarcadas, promovendo um ganho operacional nesses 10 anos. Em decorrência do novo modelo de helicóptero, foi proporcionada à Força Terrestre um aumento nas suas capacidades de projeção de poder e aplicação nas mais diversas missões desempenhadas pelo Exército Brasileiro, ampliando sua capacidade de aeromobilidade, busca e salvamento e emprego em apoio as Forças Especiais.
Recentemente, a AvEx voltou a empregar o HM-4 Jaguar em operações aéreas embarcadas com a Marinha do Brasil e a Força Aérea Brasileira, aumentando a capacidade de emprego do helicóptero e, por conseguinte, a interoperabilidade da aeronave nas três Forças.
Adquirido dentro do Programa H-XBR, a Aviação do Exército já opera treze H225M, sendo nove unidades no 1º BAvEx (Taubaté) e quatro no 4º BAvEx (Manaus).
NOTA do EDITOR: Agradecemos ao TC Amorim pelo convite para participar desta cerimônia, principalmente pela lembrança a esse jornalista, que acompanha desde a chegada do EB-5001 em 2011, participando de diversas missões e adestramentos com o “Jaguar” até seu embarque no NAM Atlântico em 2020.
Ser lembrado para reviver essa trajetória, no dia em que também se comemorou o “Dia do Jornalista”, mostra que o nosso trabalho está na “proa certa”.
A cerimônia foi restrita ao público interno da AvEx e seguiu todos os protocolos de prevenção ao Covid-19.