Navio Quebra-Gelo parte para expedição na Antártica em Comissão liderada pelo Brasil

Navio Quebra-Gelo Akademik Tryoshnikov

O Comandante do 5º Distrito Naval, Vice-Almirante Augusto José da Silva Fonseca Junior, participou da cerimônia de partida do Navio Quebra-Gelo Científico “Akademik Tryoshnikov”, no Porto do Rio Grande, no Rio Grande do Sul. A embarcação russa será o principal meio da Expedição Internacional de Circum-Navegação Costeira Antártica, liderada pelo Brasil e coordenada pelo Centro Polar e Climático da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com apoio do Instituto de Pesquisa Ártica e Antártica, da Rússia.

A expedição integra as atividades do Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR), iniciativa do governo brasileiro que conta com o suporte da Marinha do Brasil na logística e na operação de navios de pesquisa. Durante os 60 dias de missão, 61 cientistas de sete países investigarão o impacto das mudanças climáticas no ambiente antártico e suas consequências para a América do Sul, além de realizar estudos sobre a biodiversidade marinha, microplásticos e contaminantes emergentes.

O “Akademik Tryoshnikov”, vindo de São Petersburgo, Rússia, está equipado com tecnologias avançadas para enfrentar as condições extremas do continente. No Porto do Rio Grande, o embarque dos cientistas e equipamentos foi concluído com o apoio da Marinha, destacando a parceria estratégica entre a ciência brasileira e a instituição na promoção de pesquisas antárticas.

Financiada pela Fundação Albédo pour la Cryosphère, com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul, a expedição reforça o compromisso do Brasil com a preservação e o estudo do continente antártico, alinhando-se aos objetivos do “PROANTAR”, do qual a Marinha é um dos principais pilares de sustentação logística.

FONTE: MB

Sair da versão mobile