Como a China chegou lá primeiro
A implantação do primeiro míssil balístico anti-navio operacional do mundo (ASBM) da China acaba de ser confirmado com uma clareza sem precedentes pelo Departamento de Defesa dos EUA (DOD). O caminho para o desenvolvimento do ASBM foi incomum em muitos aspectos, mas pode representar cada vez mais a forma do que está por vir para a indústria de defesa chinesa. Ao explicar essas dinâmicas únicas, este artigo baseia-se em um artigo que acaba de ser publicado pela Fundação Jamestown que representa a análise mais abrangente de acesso pública do programa ASBM da China.
Um Claro passo à frente
Em 6 de Maio de 2013, o DOD publicou seu último relatório anual ao Congresso sobre a capacidade militar da China. O relatório continha as informações mais abrangentes até hoje sobre a situação do ASBM DF-21D na China. A China começou a colocar em serviço os mísseis balísticos de médio alcance de 1500 + km alcance DF-21D (CSS-5), com sua ogiva manobrável, em 2010. O DOD avalia que isso “dá à PLA a capacidade de atacar navios de grande porte, incluindo porta-aviões, no Oceano Pacífico ocidental” (CMPR 2013, pp 5-6, 38). Em comentários relacionados, o vice-secretário assistente de Defesa para a Ásia Oriental David Helvey explicou que “a implantação … no momento implica em uma capacidade operacional limitada”. Quanto a precisão do míssil, DOD afirma: “A Marinha chinesa também está melhorando sua capacidade de designação de alvos além do horizonte (OTH) com sensores e radares capazes de guiar mísseis além do horizonte, que podem ser usados em conjunto com satélites de reconhecimento para localizar alvos a grandes distâncias da China (apoiando assim ataques de precisão de longo alcance, incluindo o emprego de ASBMs) “(CMPR 2013, pg. 42). Helvey acrescentou que, embora seu grau de prontificação ainda não esteja claro, a nível público, “o número bastante significativo de lançamentos espaciais que a China realizou ao longo do ano passado … ajudou a colocar satélites no espaço para facilitar a guiagem de meio-cursoe terminal de ASBMs.
Abrindo uma nova Trilha Tecnológica
O desenvolvimento de ASBM da China exibe três dinâmicas principais. Até então, raramente vistas, elas tendem a se tornar cada vez mais comum no futuro, na medida em que a indústria de defesa da China continua a melhorar. Ele oferece um exemplo da China desenvolvimento e implantação um sistema de armas único. Ele também representa a constatação de que pesquisadores chineses estão deixando de lado modelos de desenvolvimento soviéticos / russos em favor de modelos norte-americanos. A China fez isso através de uma abordagem eclética “inovação arquitetônica”, na qual componentes importados, são combinados com tecnologias desenvolvidas localmente em novas formas para produzir o que poderia ser chamado de uma “Frankenweapon” (* armas ‘Frankenstein’)
União Soviética não é mais o modelo
A considerável infra-estrutura industrial militar soviética, sistemas e expertise que a China recebeu na década de 1950, além de um processo que continuou de forma comercial mais limitada com a Rússia no início dos anos 1990, influenciou fortemente muitos programas de armas chinesas. Os exemplos principais incluem aviões, mísseis, torpedos e minas navais. No entanto, não há evidências que sugerem que o programa ASBM abortado na União Soviética era um modelo para a China.
Durante a crise dos mísseis cubanos de 1962, com porta-aviões dos EUA se aproximando vários alvos soviéticos com armas nucleares, o Bereau de Design de Foguetes Makeyev (SKB-385) estava desenvolvendo o R-27 (4K18) / SS-N-6 mísseis balísticos lançados de submarinos (SLBM). Moscou aprovou formalmente o desenvolvimento de uma variante ASBM, o R-27K/SS-NX-13, naquele ano. Visualmente idêntico ao seu progenitor mais simples, o míssil de 2 etapas de 900 quilômetros de alcance, o R-27K tinha um motor de propelente líquido KB-2, projetado pelo Bureau Aleksei Mihailovich Isayev. Ele obtinha as informações sobre os alvos no pré-lançamento a partir do sistema de satélite de reconhecimento marítimo Legenda (RORSATs) e radares Uspekh-U que equipavam aeronaves Tu-20 Bear-D. Sua ogiva nuclear de 0,65 MT poderia atingir alvos distantes até de 27 NM (50 km) com 370 m de precisão. O engenheiro aeroespacial soviético Boris Chertok credita o R-27K com “um sistema de guiagem para alvos costeiros e navios de superfície”. A partir de dezembro de 1970, os testes do sistema produziram apenas quatro falhas em 20 lançamentos. E em Dezembro 1972 foi realizado o primeiro teste de lançamento a partir de submarinos da Classe 605/Golf K-102 equipados com o sistema de controle de fogo Record-2 e o sistema de aquisição de alvos rastreado por satélite Kasatka B-605, rendendo 10 de 11 lançamentos com sucesso.
Em 15 de Agosto de 1975, portanto, o R-27K e seu submarino de avaliação K-102 “foram aceitos para o serviço operacional.” No entanto, “por conta das conversações dos acordos de Limitação de Armas Estratégicas (SALT) da década de 1970 contaria cada tubo de mísseis táticos SLBM como mísseis estratégicos independentemente de serem utilizados para ataque à terra ou anti-navio”, segundo Norman Polmar”, o míssil R-27K não se tornou operacional”. Além disso, o satélite soviético para designação de alvos não estava pronto para suportar a guiagem terminal dos alvos, e o programa estava competindo com soluções mais amadurecidas (por exemplo, o torpedo Skhval). Com isso, o programa foi encerrado em Dezembro de 1975. O presidente do Joint Chiefs of Staff EUA, posteriormente, afirmou que o SS-NX-13 ASBM “não foi testado desde novembro de 1973 e não estava operacional. No entanto, a tecnologia avançada exibida pela arma era significativa e o projeto poderia ser ressuscitado”.
A Rússia e os Estados Unidos, sem dúvida, teriam desenvolvido os seus próprios ASBMs antes da China caso eles não tivessem assinado o Tratado de Proliferação de Forças Nucleares de Alcance Intermediário. Este acordo de 1987 proíbe-os de possuir mísseis balísticos e de cruzeiro lançados de terra com alcance entre 500 – 5,500 km.
Modelo americano incompleto
Insistência recente das autoridades de Pequim que a China desenvolve suas próprias tecnologias militares avançadas é preciso, mas incompleto. Embora muitas das suas capacidades locais já são extremamente impressionantes e os engenheiros da China são talentoses, e podem explorar as mesmas leis da física como qualquer outra pessoa, a China regularmente incorpora tecnologias estrangeiras e idéias em seus sistemas de armas. No que diz respeito à ASBM, essa incorporação parece ter incluído, no mínimo, os conceitos dos míssil balístico dos EUA MGM-31B Pershing II equipados com veículos de manobra de reentrada (Marv). O exemplo do Pershing II foi sem dúvida uma grande ajuda para os engenheiros chineses, mas eles tiveram que ir muito além para o real desenvolvimento e implantação de um verdadeiro ASBM.
Uma profusão de relatórios acompanhando o desenvolvimento, os sucessos e fracassos do sistema de mísseis Pershing II mostra a atenção dada ao sistema por especialistas chineses. Os artigos apareceram já em 1976 e continuaram até 1994, três anos após o último míssil Pershing II ter sido destruído. Possíveis explicações para posterior falta de cobertura em publicações técnicas incluem esforços para evitar a atenção para qualquer aquisição chinesa e aplicações dessa tecnologia.
Fontes chinesas têm creditado o Pershing II com influenciador no desenvolvimento dos mísseis balísticos DF-15C e -21 da China (bem como os rumores do “DF-25”). Após a entrade de serviço do Pershing II, o “trabalho de pesquisa” foi supostamente concluído no início de 1990 e incorporado aos mísseis Dongfeng (DF) da China, através de uma “ogiva que possui orientação de alvos terminal e capacidade de controle de manobras” . No desfile militar de 1999 comemorativo do 50 º aniversário da fundação da República Popular, mísseis DF-embora sem evidência da capacidades Marv estavam em exposição proeminente, levando alguns a acreditar que eram cópias do Pershing II por conta do seu rápido desenvolvimento. “Quando eles viram o novo míssil de alcance intermediário da família Dongfeng da China” durante a última parada militar realizada no Dia Nacional, as pessoas certamente gostariam de compará-lo com o míssil ‘Pershing II’, não é?” afirmou um artigo em um jornal diário de Hong Kong, com reconhecido acesso à fontes chinesas. “O novo míssil de alcance intermediário tipo Dongfeng ” chinês alcançou o nível dos mísseis ‘Pershing II” em termos de tamanho, peso, modo de lançamento, e assim por diante. … Acredita-se que não é muito inferior aos mísseis “Pershing II” “(Ta Kung Pao [Hong Kong], 2 de Outubro de 1999).
A análise visual sugere ainda a influência do Pershing II no ASBM chinês. Fontes chinesas também afirmam que o míssil DF-15/CSS-6 baseia-se no Pershing II, que tem aletas de controlo ajustável de manobra terminal no seu veículo de reentrada (VD). Enquanto algumas versões do DF-15 não possuem RVs com aletas de controle, fotos de um com uma RV praticamente idêntica à do Pershing II podem ser encontradas hoje no site China Defesa (www.sinodefence.com, 3 de outubro de 2009). Infelizmente, fotos identificadas positivamente como sendo do DF-21 fora da sua caixa não são conhecidas. Fotos do RV do DF-15, no entanto, têm uma semelhança notável com o Pershing II. Se o DF-15 se assemelha ao Pershing II, é razoável supor que o DF-21 também tenha alguma semelhança, e que empregam aletas ajustáveis semelhantes, o que permite a manobra terminal. As fotos de Internet do DF-15 indicam, que a China tem um veículo de entrada (RV), que pode ser facilmente montado em cima do DF-21 e, assim, produzir parte da base de um ASBM eficaz. Aletas de controle RV foram descritas em um diagrama esquemático da trajetória de vôo com ajuste de meio curso e orientação terminal de ASBM publicado por indivíduos filiados a Segunda Escola de Artilharia e a Segunda Bateria de Artilharia em uma revista técnica chinesa.
O Pershing II, no entanto, provavelmente não poderia ter sido um verdadeiro ASBM. Ele tinha uma ogiva nuclear W-85 de 5-50 quilotons. Sua margem de Erro Circular (CEP) é de 50 metros e associado a um sistema de reconhecimento e aquisição de terreno por radar, um método de guiagem não utilizável para atacar um porta-aviões no mar (Strategic Arms Sistemas de Jane, 13 de outubro de 2011). Com isso a China teve que fazer suas próprias inovações arquitetônicas. Tendo priorizado mísseis desde os anos 1950 e sistemas espaciais, logo em seguida, a indústria de defesa da China aceitou o desafio. Em 2010, o Departamento de Defesa julgou que “a China tem o mais ativo programa de mísseis balísticos baseados em terra e de cruzeiro do mundo. Ele é desenvolvendo e testar várias novas classes de mísseis”(CMPR 2010, p. 1). Em 2011, o DOD acrescentou: “Alguns [chineses] sistemas de armas, e mísseis balísticos, especialmente, incorporam tecnologias de ponta, de forma que rivaliza até mesmo os sistemas mais modernos do mundo” (CMPR 2011, p. X).
Trajetória futura
A informação no relatório do DOD sugere que a China pode desenvolver ASBMs com diferentes a partir do DF-21D, incluindo longos alcances: “Pequim está investindo em programas militares e armas destinadas a melhorar a sua projeção de poder de longo alcance … Os sistemas principais que foram implantados ou ou em desenvolvimento incluem mísseis balísticos (incluindo variantes anti-navio) …. “Agora que o desafio inicial de implantação de um ASBM operacional está completado, a China tem a opção de desenvolver outras variantes com diferentes capacidades complementares e características. Como a China constrói lentamente a infra-estrutura de inteligência para orientar ASBMs em direção aos seus alvos, as variantes futuras podem ser integrados de forma mais rápida na força em níveis mais elevados de prontidão. A natureza avançada de desenvolvimento ASBM pode tornar-se menos a exceção do que a regra para os futuros programas de armas chinesas.
FONTE: Jamestown Foundation
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval