Por Kelvin Curnow
Lançado em dezembro de 1982, o HMS Cornwall (F 99), o primeiro da classe de fragatas Type 22 Batch 3 de quatro navios, demonstrou que as lições foram aprendidas com o conflito das Malvinas no início do mesmo ano.
O ajuste das armas foi dramaticamente revisado em comparação com os dois lotes anteriores. Eles foram completados com um canhão Mk.8 de 4,5 polegadas (114 mm) para Apoio de Tiro Naval (NGS), que se provou essencial nas Malvinas, mas não estava nos navios dos Lotes 1 e 2. A primeira geração Aérospatiale (agora MBDA) de mísseis anti-navio Exocet encontrados nos navios anteriores foi substituída por oito McDonnell Douglas (agora Boeing) Harpoon. Demonstrando que as armas instaladas nos navios da Força-Tarefa das Falklands não conseguiram conter a ameaça do Exocet com consequências desastrosas, um sistema de armas de aproximação do Goalkeeper de 30 mm (CIWS) Hollandse Signaal (agora Thales) foi incluído no projeto. O design subsequente, a Type 23 classe Duke, a primeira das quais foi estabelecida em dezembro de 1985, refletia muitas das características das Type 22 Batch 3, mas com diferenças notáveis.
Os mísseis superfície-ar (SAMs) GWS-25 Sea Wolf BAeD (agora MBDA) transportados anteriormente em dois lançadores de sextuplos foram substituídos pelo GWS-26 de lançamento vertical Sea Wolf contido em 32 células. Isso resolveu os problemas encontrados nas Malvinas com os lançadores em box, onde falhas no hardware mecânico causavam falhas de disparo. A necessidade de recarregar após doze disparos também foi abordada com a mudança para sistemas de lançamento vertical (VLS).
O VLSW agora foi substituído pelo míssil MBDA Sea Ceptor, muito mais capaz. Pela primeira vez em um navio da Royal Navy, a Type 23 introduziu medidas substanciais de redução da seção transversal do radar. Não tão positivo foi a exclusão de um CIWS dedicado como medida de corte de custos. As características de design encontradas nas Type 23, que, como as Type 22 posteriores, resultaram de lições tiradas do conflito das Malvinas, estabeleceriam o padrão para os navios de guerra atuais projetados para a RN.
A Fragata Type 26
Iniciado em 1998, sob o que era então conhecido como programa Future Surface Combatant, em março de 2010 ele se desenvolveu para se tornar o programa Global Combat Ship após o anúncio de um contrato de projeto de £ 127 milhões de quatro anos concedido à BAE Systems. A classe City Type 26 apresentará algumas melhorias consideráveis em relação a Type 23. Pesando 5.400 toneladas (8.000 toneladas em plena carga), a Type 26 tem o dobro da tonelagem de seu antecessor e segue um padrão definido pela RN de construção de navios de pelo menos o dobro o tamanho e o peso daqueles que tiveram sucesso.
Originalmente planejado para substituir a Type 23 na base uma por uma, a Análise Estratégica de Defesa e Segurança de 2015 afirmou que apenas oito das fragatas seriam construídas, não as treze originalmente planejadas. Esta decisão foi tomada para reduzir custos, assim como a decisão de atrasar o início da construção do final de 2016 até 20 de junho de 2017, quando foi iniciada a construção do HMS Glasgow, o primeiro dos três navios do 1º Lote da classe. Dos outros dois navios do 1ºLote, o HMS Cardiff foi estabelecido em 14 de agosto de 2019, com a construção do HMS Belfast ainda não iniciada. Os navios HMS Edinburgh, HMS Birmingham, HMS Sheffield, HMS Newcastle e HMS London formarão o 2º Lote. O custo total do programa será de cerca de £ 8 Bilhões.
Apesar de ter sido projetado para substituir a cada vez mais obsoleta Type 23, muitas das armas e sistemas da Type 26 já foram testados na embarcação anterior, notavelmente o radar BAES Type997 Artisan 3D (Advanced Radar Target Indication Situational Awareness and Navigation) e o míssil SAM Sea Ceptor. Também transportados estão o sonar de conjunto rebocado de profundidade variável de baixa frequência Thales 2087 e o sonar de casco Ultra Electronics 2150. A turbina a gás Rolls Royce MT30 de cada navio é a mesma instalada nos porta-aviões da classe Queen Elizabeth.
O Combat Management System (CMS) será o BAE Systems DNA (2)/CMS-1, também será uma transferência dos Type 23 e 45. Da mesma forma, seu helicóptero, o Leonardo Merlin HM2 ou o Leonardo Wildcat HMA2 já estão em serviço no RN por algum tempo antes que o HMS Glasgow seja comissionado em 2027.
Isso garante que, apesar do preço de £ 1B por fragata, os custos são mantidos baixos usando tecnologias e equipamentos comprovados, e as despesas podem ser concentradas em aspectos do projeto para garantir que seja uma geração à frente das ofertas de outros construtores de navios.
A alegação da BAE Systems de que a Type 26 é a fragata anti-submarino mais avançada do mundo é amplamente baseada na redução de ruído, que é alcançada por uma mistura de soluções de engenharia baseadas no conhecimento adquirido por meio do programa Type 23. Isso inclui modelagem do casco, projeto de tubulação interna e equipamento de fixação em montagens resistentes a choques e vibrações. A redução de ruído foi alcançada com a montagem da turbina a gás MT90 em um invólucro acústico projetado para minimizar a vibração e o ruído irradiado. A Type 26 é movida por um arranjo Combined Diesel-Electric OR Gas Turbine (CODELOG) com quatro motores MTU 20 4000 M53B fornecendo a energia como gerador diesel. Estes também estão contidos em compartimentos acústicos que estão em suportes projetados para isolá-los da estrutura do casco da fragata. A redução de ruído é ainda auxiliada pelos dois geradores a diesel da popa sendo montados acima da linha de água.
Os navios terão o canhão BAE Systems de 5 polegadas e 127 mm L54 Mark 19 e serão equipados com um lançador VLS Lockheed Martin Mk 41 de 24 células que estão localizados à frente do passadiço. Os VLS possibilitarão o lançamento do míssil de cruzeiro Raytheon Tomahawk de Ataque Terrestre (TLAM), do Lockheed Martin RUM-139C Anti-Submarino ROCket (ASROC) e do míssil anti-navio Lockheed Martin AGM-158C de longo alcance (LRASM). Outras armas possíveis incluirão o MBDA SCALP ou o míssil de cruzeiro anglo-francês MBDA CVS401 Perseus, atualmente em desenvolvimento. No entanto, nenhuma dessas armas está atualmente em serviço na RN e, neste momento, não há compromisso de sua aquisição.
Pode ser que a Type 26 entre em serviço com o canhão de 5 polegadas, dois Phalanx CIWS, vinte e quatro mísseis Sea Ceptor e o Thales Martlet, MBDA Sea Venom junto com os torpedos BAES Stingray transportados pelos helicópteros a bordo. Com sua função principal designada como uma fragata anti-submarina, parece incrível é que qualquer ataque a um submarino dependerá de colocar o helicóptero do navio no ar, algo que não pode ocorrer em condições climáticas extremas. O navio não é equipado com o Magazine Launched Torpedo System (MLTS) transportado nas Type 23, o que permitiria à fragata disparar torpedos anti-submarinos Stingray de um magazine interno. A título de comparação, a fragata franco-italiana FREMM está equipada com lançadores B-515 para o torpedo EuroTorp MU-90, enquanto as fragatas italianas também estão equipadas com o sistema de foguetes anti-submarino MBDA MILAS. A fragata também opera o helicóptero anti-submarino NH90, que também está armado com o MU-90. Ironicamente, nas décadas de 1970 e 80, os navios da RN foram equipados com o míssil australiano GAF Ikara ASW, geralmente aceito como um sistema de armas superior ao ASROC.
Enquanto a Type 26 é principalmente uma fragata anti-submarina adquirindo navios de função única para a RN que está sempre diminuindo de tamanho, isso deve analisado. A este respeito, a eficácia da embarcação na função de defesa aérea deve ser questionada. Isso pode ser comprometido pela combinação de mísseis radar Artisan/Sea Ceptor. A BAE Systems afirma que o radar Artisan tem um alto nível de resistência a bloqueio/jamming. Assim como o radar BAE Systems Sampson, ele fornece serviços de vigilância aérea, identificação de alvos e gerenciamento de tráfego aéreo. Ao contrário das Type 45, que possuem um radar de busca aérea dedicado BAE Systems S1850M, as fragatas Type 26 devem contar com o Artisan para todas as funções de vigilância e mira.
A RN acredita que este problema é compensado pelo sistema de mísseis Sea Ceptor, que não requer radares rastreadores / iluminadores dedicados. O míssil Sea Ceptor é informado pelos dados de indicação de alvo do navio e incorpora um datalink para atualizações de orientação no meio do curso antes de usar seu próprio buscador ativo para guiá-lo até seu alvo. O Artisan, como o radar Sampson, fica no topo de um mastro alto, o que lhe dá um bom horizonte de radar e esse recurso é aprimorado pelo Sea Ceptor, que não requer linha de visão para engajar seu alvo. No entanto, ao contrário do Sampson, que apresenta duas matrizes planas consecutivas que giram a 30 revoluções por minuto (RPM), não deixando nenhuma área do céu sem cobertura por menos de 0,5 segundos, o Artisan gira a 30 RPM, o que significa que com sua única matriz a imagem do radar é atualizada a cada dois segundos.
Uma vez detectada, a posição do alvo pode ser atualizada frequentemente com base na qual pode criar uma imagem tática. Por outro lado, o alcance efetivo do radar é limitado porque o Artisan não consegue olhar em nenhuma direção por muito tempo, não pode colocar tanta energia em um alvo. A eficácia do uso de um único radar escaneado mecanicamente também pode ser comprometida pela violência com que uma manobra contra um míssil anti-navio (AShM). A falta de informações sobre alvos também significaria que o Sea Ceptor deve então confiar em seu próprio buscador, que pode colocar o AShM perigosamente perto da fragata.
Além do Sea Ceptor, a outra arma que equipará a Type 26 é o onipresente Phalanx CIWS. A contínua viabilidade do Phalanx para fornecer uma defesa de “última opção” contra AShMs que se aproximam deve ser questionada considerando seu histórico de combate desfavorável. Dadas suas falhas anteriores em face de AShMs de primeira e segunda geração relativamente pouco sofisticados, a probabilidade de ser eficaz contra a última geração de mísseis é muito baixa. Para compensar sua crescente obsolescência, a Marinha dos Estados Unidos tem equipado seus navios com o Míssil Rolling Airframe (RAM) Raytheon RIM-116. Os futuros desenvolvimentos dos EUA para defesa de curto alcance possivelmente contarão com o Sistema de Arma a Laser AN / SEQ-3.
O equivalente no Reino Unido é a arma de energia direcionada a laser MBDA Dragonfire atualmente em desenvolvimento pelo Laboratório de Defesa, Ciência e Tecnologia (Dstl). Neste ponto, as armas a laser provaram ser capazes de abater drones, embora ainda não se saiba se uma nave pode ou não gerar energia suficiente para que o laser seja capaz de abater AShMs supersônicos ou hipersônicos. O desempenho dos lasers também é prejudicado pelo mau tempo e pela fumaça, então, na melhor das hipóteses, tais armas seriam complementares às defesas de arma de fogo/mísseis. Tudo isso permanece muito no futuro, por enquanto, no entanto, o Phalanx como CIWS para a Type 26, não sinaliza progressão na defesa como ‘última opção’.
A decisão de junho de 2018 pela Austrália de comprar nove fragatas Type 26 como a classe Hunter pode fazer com que o RN compre o mesmo radar adequado para ser montado nas embarcações australianas, o CEAFAR 2 Active Phased Array Radar e CEAMOUNT Active Phased Array Illuminator. A combinação de radar CEAFAR / CEAMOUNT muda radicalmente o tamanho e o design do mastro principal com seis matrizes em forma de diamante para cada radar montado no mastro. O radar será integrado ao sistema de gerenciamento de combate Aegis projetado pela Lockheed Martin e à interface tática Saab Australia 9LV. CEAFAR emprega um design exclusivo baseado em placas de microondas. A combinação da placa de micro-ondas e do backend Digital Beam Forming (DBF) fornece ao radar CEAFAR a capacidade de realizar buscas 3D simultâneas em 360 graus, busca de superfície, suporte de controle de fogo e classificação de alvos em ambientes congestionados.
O radar CEAMOUNT fornece iluminação de alvo e uplink de mísseis simultaneamente para vários mísseis de radar semiativo e provavelmente não seria comprado pela RN com o Aster e o Sea Ceptor sendo mísseis de radar de orientação ativos. A combinação CEAFAR / CEAMOUNT requer consideravelmente mais potência do que o Artisan, é mais pesada e ocupa mais espaço. Afirmações foram feitas na imprensa australiana de que a Type 26 exigiria um redesenho substancial e os navios iriam crescer para 10.000 toneladas. Essas alegações foram posteriormente negadas pela BAE Australia, que sugere que a alegação de que o projeto original tinha potencial de crescimento embutido parecia correta. O custo total do programa australiano é de AUD $ 35B, o que reflete o ajuste muito mais sofisticado da classe Hunter, dando-lhe a capacidade de fornecer defesa aérea de área e operar em conjunto com os destróieres da classe Hobart da RAN por meio da capacidade de engajamento cooperativo (CEC).
Uma alternativa ao radar australiano poderia ser montar os radares Sampson e S1850M no casco da Type 26, conforme proposto para o destróier Type 4X. Isso daria a Type 26 capacidade de defesa aérea equivalente às das Type 45 e os tornaria mais uma fragata multifuncional do que um navio de função única. Tal como acontece com a classe Hunter, foram levantadas preocupações em relação à capacidade da Type 26 ser equipada com um grande mastro capaz de montar um radar Sampson com o aumento proporcional no peso. Essas questões foram abordadas na entrevista do UK Defense Journal com Paul Sweeney, ex-parlamentar de Glasgow North East e ex-construtor naval. A possibilidade de construir as Type 26 em diferentes configurações oferece a possibilidade não apenas de uma “batida de tambor” contínua de construção, mas também de economias de escala.
A Fragata Type 31
Anunciada como parte do SDSR 2015, a Type 31 compreenderá uma classe de cinco navios, descritos como fragatas leves, substituindo as fragatas Type 26 canceladas. Um contrato para os navios foi formalmente concedido ao Babcock Group em 15 de novembro de 2019 para seu projeto Arrowhead 140. Com base na classe dinamarquesa Iver Huitfeldt, a Type 31 pesa 5.700 toneladas, o que as torna mais pesados do que a Type 23, portanto, é enganoso descrevê-los como “fragatas leves”. Comparado com o design Leander BAE Systems de 3.677 toneladas apresentado em competição com o Arrowhead 140, o navio da Babcock garante maior potencial de crescimento para adicionar armas e sensores no futuro. Custando em média £ 250 milhões por navio, existe a possibilidade de que mais sejam construídos e a frota de superfície da RN seja expandida.
Para manter os custos baixos, conjecturou-se que a Type 31 empregaria armas e sensores transferidos através das Type 23 à medida que cada uma fosse desativada. Foi uma surpresa quando foi anunciado que os navios seriam armados com um canhão Bofors 57mm Mk110 e dois Bofors 40mm Mk4 e usariam o sistema de gerenciamento de combate Thales TACTICOS Baseline 2 (CMS) e o radar Thales NS110 AESA. Estes não são encontrados em nenhum outro navio RN. Os Type 31 também terão um VLS de 24 células para mísseis Sea Ceptor (embora as últimas ilustrações mostrem apenas 12 células) e podem operar helicópteros Wildcat ou Merlin. A experiência anterior do RN com fragatas leves, a classe Amazon Type 21, estava mal equipada, especialmente com relação a armas antiaéreas e, consequentemente, sofreu dois naufrágios na Guerra das Malvinas. A Type 31 em comparação, carregará armas e sensores de última geração e se provará muito mais capaz de sobreviver em um combate, especialmente quando operando em conjunto com os Type 45 e Type 26, onde cada tipo fornecerá recursos complementares. Operando sozinhos, eles seriam úteis no patrulhamento do Golfo, no Estreito de Ormuz e em tarefas antipirataria na costa da Somália. Além disso, o crescente déficit de pessoal da RN seria compensado pela construção de navios desse tipo, que exigem tripulações menores. Os Type 23 requerem uma tripulação de 185, enquanto a Type 31 requer 80-100.
Com o contrato da Type 31 concedido à Babcock, o Reino Unido terá dois projetos de fragatas em produção simultaneamente. Além disso, cada projeto será armado com armas diferentes e equipado com sistemas de radar diferentes que serão complementares entre si. O afastamento do monopólio BAE Systems na construção de navios de guerra garantirá que, no futuro a RN tenha acesso a uma gama mais ampla de armas e sistemas. Um exemplo principal disso é a decisão de equipar as Type 31 com o radar de dois painéis e dois eixos da banda NS110 AESA 4D E / F da Thales. O radar faz a varredura a uma taxa de 30 rpm e simultaneamente faz a varredura em azimute e alcance. Ele tem um alcance máximo de busca aérea de 152 nm (280 km) e pode rastrear simultaneamente 1.000 alvos. Uma antena interrogadora Identification Friend or Foe (IFF) é integrada com o radar principal como parte da plataforma multifuncional. Também estão integrados: o radar de onda contínua modulada em frequência (FMCW) de banda X Scout Mk3 para baixa probabilidade de interceptação (LPI) e pesquisa de superfície de alta resolução, uma câmera infravermelha, o sistema de identificação automática (AIS) para rastreamento de navios comerciais e, antenas de rastreamento de aeronaves civis de transmissão automática dependente de vigilância (ADS-B). Não tão sofisticado quanto um radar com quatro matrizes de tela plana, o NS110 é, no entanto, escalável com a adição de módulos de transmissão / recepção (T / R) e como um radar AESA usa tecnologia superior ao Artisan.
Sem uma arma de calibre médio, a Type será incapaz de fornecer apoio de fogo naval. No entanto, para as funções pretendidas em conflitos de baixa e média intensidade, a fragata está muito bem equipada para fornecer defesa aérea contra aeronaves, UAVs e AShMs e contra ameaças de superfície representadas por embarcações de ataque rápido. O canhão de 40 mm é indiscutivelmente superior ao Phalanx como um CIWS, entregando um peso maior de fogo mais longe do navio. A arma tem uma cadência de tiro de 300 tiros por minuto (rpm) e tem um alcance máximo de 7,8 milhas (12,5 km). O canhão de 57 mm pode disparar até 220 tiros por minuto em um alcance de 17 km (10,6 milhas). Ambas as armas podem disparar a munição BAE FUZE pré-fragmentada, programável e fundida por proximidade (3P) e podem alternar rapidamente para engajar uma variedade de alvos aéreos e de superfície. O canhão Mk110 de 57mm pode disparar munição BAE Systems para um projétil rápido da embarcação de ataque (ORKA), que é um tiro de um tiro com um buscador semi-ativo de imagem. Ele pode ser guiado até seu alvo através da designação de laser ou autonomamente baixando uma imagem do alvo antes do disparo. Em desenvolvimento está o míssil anti-míssil de defesa pontual do Sistema de Defesa de Projetos de Pesquisa Avançada da Defesa (DARPA) Multi-Azimuth Defense Fast Intercept Round Engagement (MAD-FIRES), que será disparado do canhão.
Quando fatores como a taxa de fogo e a quantidade de explosivo por projétil são levados em consideração, o canhão Bofors realmente atinge uma quantidade maior de explosivos disparados por segundo em comparação com o canhão Leonardo de 76 mm. A principal arma de defesa aérea, o Sea Ceptor, combinada com os dois sistemas de canhão, oferece boa proteção contra ataques de saturação da mais ampla gama de ameaças aéreas, exceto mísseis hipersônicos.
A propulsão será fornecida por quatro motores MTU 20V 8000 M71, cada um fornecendo mais de 8.000 kW em um arranjo Combined Diesel And Diesel (CODAD). Este é o mesmo layout encontrado na classe Iver Huitfeldt, que não torna nenhum dos tipos particularmente adequado para uma função anti-submarino (ASW), embora tenha sido tomado cuidado para reduzir a assinatura acústica. No entanto, existe a possibilidade de montar um sonar no casco, e as embarcações dinamarquesas apresentam o sonar Atlas ASO 94 montado no casco. A classe Iver Huitfeldt também possui quatro lançadores para torpedos MU-90 ASW, um recurso que também falta na Type 31. Isso reflete a realidade de que as embarcações dinamarquesas são projetadas para desempenhar uma variedade mais ampla de funções do que a Type 31, conforme demonstrado por sua capacidade para transportar trinta e dois SAMs Raytheon SM-2 IIIA num lançador VLS Mk 41, vinte e quatro mísseis Sea Sparrow RIM-162 (ESSMs) nul lançador VLS Mk 56, e oito a dezesseis Boeing Harpoon Block II (AShM).
Isso indica a possibilidade de crescimento no futuro para a Type 31 graças ao design modular do navio permitindo um aumento no peso máximo, o que inibiu a adição de armas aos navios RN anteriores. A Type 31 tem uma grande cabine de comando e hangar, além de baias de missão flexíveis no meio do navio que oferecem potencial de crescimento futuro O que não está claro neste ponto é se as Type 31 vão usar alguma forma do sistema modular de missão de carga StanFlex, como encontrado nos navios dinamarqueses. Tal sistema aumentaria muito a flexibilidade do projeto e permitiria o acréscimo de armas adicionais com maior simplicidade.
Possibilidades Futuras
Como a Type 26, a Type 31 irá para o mar com um mínimo de armas adequadas, particularmente em relação a armas ASW lançadas em navios, SAMs de longo alcance, mísseis de cruzeiro de ataque terrestre (LACMs) e AShMs, apesar de ambos os navios terem a capacidade de serem equipados. Ambos os projetos apresentam compartimentos de missão que fornecem a possibilidade das fragatas transportarem veículos de superfície não tripulados (USVs). A RN já realizou testes bem-sucedidos com o Elbit Systems UK Seagull USV. O Seagull tem capacidade multi-missão, podendo realizar ASW, Contra Medidas de Minas (MCM), Guerra Eletrônica (EW), Segurança Marítima (MS), Hidrografia e outras missões. Duas embarcações podem controlar o mesmo MCS (Sistema de Controle de Missão) e o Seagull é capaz de operar nos modos tripulado e não tripulado. Empregar USVs para uma ampla gama de missões fornecerá um multiplicador de força para a embarcação. O problema continua sendo que nem a Type 26 nem a Type 31 carregam armas ASW a bordo.
A ser anunciada prospectivamente na próxima Revisão Integrada de Segurança, Defesa, Desenvolvimento e Política Externa de 2021, é uma decisão sobre o requisito de Arma Guiada Superfície a Superfície (I-SSGW) provisória, que será adquirida para armar com os oito sonares rebocados das Type 23. As possibilidades para cumprir este requisito são o míssil anti-navio Lockheed Martin de longo alcance (LRASM), o míssil de ataque naval Kongsberg (NSM) e o Saab RBS15 Mk 4 ‘Gungnir’. Isso, sem dúvida, será transferido para as Type 26 quando cada Type 23 deixar o serviço.
Sem perspectiva de AShMs adicionais disponíveis, as Type 31 contarão com helicópteros Wildcat armados com mísseis Martlet e Sea Venom para fornecer uma capacidade anti-navio. Aqui existe o mesmo problema com as armas ASW. Se o helicóptero não estiver no ar, a fragata efetivamente não possui capacidade para guerra ASW. No Golfo, onde o maior perigo de superfície vem dos navios de ataque rápido do Irã, uma combinação dos canhões de 57 mm e 40 mm e os Wildcats equipados com mísseis são particularmente adequados para conter tal ameaça. No entanto, inicialmente não há planos de equipar as fragatas com AShMs mais pesados, sem dúvida por causa do custo. Uma possível resposta a este dilema poderia vir mantendo os mísseis Harpoon Block 1C que atualmente armam as Type 23 e devem ser retirados de serviço em 2023. Em vez de aposentar seus estoques do Block 1C, a US Navy está modificando e atualizando os mísseis para Block II + que apresenta um kit de orientação GPS aprimorado e um link de dados habilitado em rede que permite que o míssil receba atualizações de alvos em voo. Com um custo de US $ 240.000 (£ 185.000) cada, esta é uma solução muito econômica para fornecer ataques antinavios e terrestres de longo alcance. Esta solução faz mais sentido se a aeronave Boeing Poseidon MRA1 estiver armada com a versão lançada do ar do Harpoon.
Conclusão
A Royal Navy escolheu sabiamente dois projetos que são consideravelmente maiores do que qualquer fragata que as precedeu. Há um amplo espaço em ambos os projetos para crescimento futuro, caso sejam tomadas decisões para atualizar ou adicionar armas e sensores adicionais. Na verdade, isso será necessário ao longo da vida dos navios, à medida que o tipo e a letalidade das ameaças aumentem.
Infelizmente, como demonstrado com a Type 45, onde o lançador VLS Mk 41 não foi instalado nos navios, apesar do espaço especificamente instalado para eles, o subinvestimento tanto na Type 26 quanto na Type 31 verá seu potencial limitado. Em um momento em que há uma ameaça crescente de uma ressurgente marinha russa, não ver os navios desenvolvidos com todo o seu potencial será negligência.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: UK Defence