Por Guilherme Wiltgen
Suspendeu hoje (08) por volta das 15h do Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro (AMRJ), o Navio-Aeródromo Multipropósito (NAM) Atlântico para Rio Grande (RS).
O envio do navio visa aumentar a capacidade de apoio às populações atingidas pelas enchentes e fortes temporais que assolam o estado do Rio Grande do Sul.
A Marinha do Brasil montou uma Operação de Guerra e está mobilizando quatro navios, 20 embarcações, 12 aeronaves e centenas de militares.
Ontem a Fragata Defensora (F 41) e o Navio-Patrulha Oceânico Amazonas (P 120), suspenderam da Base Naval do Rio de Janeiro (BNRJ), transportando mais três embarcações de resgate, 15 mil litros de água, 30 toneladas de alimentos, além de roupas, agasalhos, cobertores e outros itens de uso pessoal.
Na madrugada de hoje, o NApOc Mearim (G 150) partiu de Itajaí levando doações do povo catarinense. O navio vai parar em Rio Grande, para embarcar mais material e segue para Porto Alegre com cerca de 36 mil litros de água potável, material de higiene pessoal, doações e equipamentos de salvatagem.
O NAM Atlântico parte transportando helicópteros, equipamentos, máquinas, água potável, alimentos, ração para animais e muitas roupas e artigos de higiene doados para as vítimas.