Por Guilherme Wiltgen
Neste sábado (11), às 14h, o NAM Atlântico (A 140) vai atracar em Rio Grande (RS), junto com a Fragata Defensora (F 41). O Navio multiplicará a ajuda que os Fuzileiros Navais e a Aviação Naval vêm prestando ao Rio Grande do Sul.
A comissão está trazendo 1.350 militares, 154 toneladas de donativos, 38 viaturas do Grupamento de Fuzileiros Navais em Apoio à Defesa Civil, 24 embarcações de pequeno e médio porte além de duas estações móveis para tratamento de água, capazes de produzir um total de 20.000 litros de água potável por hora.
Abordo estão três helicópteros, um IH-6B Jet Ranger (EsqdHI-1), um UH-12 Esquilo (EsqdHU-1) e SH-16 Seahawk (EsqdHS-1). Outros quatro helicópteros foram deslocados em voo e se juntaram aos quatro que já se encontram na Base Aérea de Canoas, provenientes do EsqdHU-1 e HU-2 (São Pedro da Aldeia), EsqdHU-51 (Rio Grande) e EsqdHU-61 (Ladário). Ao todo, a Marinha vai operar onze helicópteros.
A Marinha do Brasil está mobilizando, além do seu principal meio naval, diversos meios Aeronavais e de Fuzileiros Navais, para atuar no apoio à população gaúcha.