Por Guilherme Wiltgen
A Força Aérea Brasileira (FAB) vai transportar 11,6 toneladas de ajuda humanitária que seguirão para a Polônia nesta segunda-feira (07).
A ajuda humanitária é destinada à Ucrânia e vai seguir no KC-390 Millennium do 1º Grupo de Transporte de Tropa (1° GTT) – Esquadrão Zeus, sediado na Base Aérea de Anápolis (BAAN).
A mesma aeronave da FAB que vai transportar a ajuda, também vai realizar o resgate de cidadãos brasileiros que conseguiram fugir da guerra na Ucrânia.
A aeronave de transporte vai decolar da Base Aérea de Brasília nesta segunda-feira (7) à tarde, para o resgate de brasileiros. Por determinação da Presidência da República, também foram incluídos os animais de estimação no voo de repatriamento.
O KC-390 Millennium vai pousar em Varsóvia, na Polônia, onde os cidadãos devem embarcar conforme definições do MRE. Serão realizadas escalas técnicas em Recife, Cabo Verde e Lisboa.
Segundo o MD, “Resgatar cidadãos brasileiros em outros países é uma tradição das Forças Armadas. Somente países livres, independentes e soberanos têm a capacidade de cuidar dos seus, aqui ou em qualquer lugar do mundo”.
A missão, que está sendo coordenada pelo Ministérios da Defesa (MD) e das Relações Exteriores (MRE), foi determinada pela Presidência da República. A chegada ao Brasil está prevista para quinta-feira (10) pela manhã.
FOTOS: Ilustrativas