Por Guilherme Wiltgen
A Marinha do Brasil (MB) realizou hoje, no litoral gaúcho, uma operação típica de guerra em apoio à população do Rio Grande do Sul (RS).
Coordenada pela MB, foi realizada a transferência de carga por helicópteros entre o Porta-Aviões Nuclear USS George Washington (CVN 73) e o Navio-Aeródromo Multipropósito (NAM) Atlântico (A 140)
O USNS John Lenthall (T-AO-189) foi abastecido no Porto do Rio de Janeiro (RJ) com donativos arrecadados e armazenados pela MB e transportou para área marítima do RS. Durante o deslocamento do Rio de Janeiro para o Rio Grande do Sul, a carga foi transferida para o USS George Washington e deste para o NAM Atlântico através de VERTREP (Vertical Replenishment) em alto-mar, empregando helicópteros Seahawk brasileiros e norte-americanos. O VERTREP aconteceu como desdobramento da Operação Southern Seas 2024.
A Marinha do Brasil empregou nessa operação o helicóptero SH-16 Seahawk (Sikorsky S-70B), do 1º Esquadrão de Helicópteros Antissubmarino (HS-1). Já a US Navy o helicóptero MH-60S Seahawk do Helicopter Sea Combat Squadron (HSC) 5 – Nightdippers.
O Vertical Replenishment consiste em uma operação militar de transferência de material entre navios utilizando-se helicópteros. Nesta ocasião em específico, foram transportadas as doações do navio norte-americano para o brasileiro.
Após receber toda a carga de 15 toneladas de donativos, o NAM Atlântico atracará novamente em Rio Grande (RS) para desembarcar o material.
No total, foram realizadas 31 sortidas entre os dois navios, sendo 16 delas realizadas pelo Esquadrão HS-1 e 15 pelo Esquadrão HSC 5.
A atividade visa ampliar a capacidade logística de transporte de donativos, além de contribuir para o incremento da interoperabilidade entre as duas marinhas.