Aviação Naval apoia os esforços de resgates das vítimas nas enchentes no RS

A Marinha do Brasil (MB), por meio do Comando do 5º Distrito Naval (Com5ºDN), informa que, está encaminhando mais equipes de militares, viaturas, embarcações e aeronaves para o Rio Grande do Sul para auxílio devido às fortes chuvas dos últimos dias, que ocasionaram enchentes pelo Estado.

O Com5ºDN determinou o emprego de equipes da Capitania dos Portos de Santa Catarina, da Delegacia da Capitania dos Portos em Laguna, da Delegacia da Capitania dos Portos em Itajaí e da Delegacia da Capitania dos Portos em São Francisco do Sul para atuação no RS. Além disso, dois pelotões do Grupamento de Fuzileiros Navais do Rio Grande estão em deslocamento para Porto Alegre para atuação na região metropolitana do Estado e na região do Vale do Taquari. A Capitania dos Portos do Rio Grande do Sul também enviou militares para a capital gaúcha com viatura e embarcação de casco semi-rígido.

Neste dia 04 de maio, a aeronave UH-12 do 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Sul (EsqdHU-51) já realizou o resgate de 14 pessoas e mais três animais domésticos, na cidade de Canoas.

As aeronaves atuam, preferencialmente, nos locais onde o acesso está impossibilitado por meios de viatura ou embarcação.

Além disso, a aeronave UH-15 do 2º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (EsdqHU-2) transportou 1.200L de querosene de aviação para abastecer aeronaves que atuam nas ações de Busca e Resgate no RS. O combustível será utilizado por quatro aeronaves de pequeno porte, sendo três civis e uma do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro, que estão operando na região de Bento Gonçalves.

Nesta tarde, a aeronave UH-12 do 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral pousou na Base Aérea de Canoas para iniciar a atuação no resgate de pessoas. Também neste sábado (04/05), as equipes da Capitania Fluvial de Porto Alegre e da Agência da Capitania dos Portos em Tramandaí já resgataram 11 pessoas (5 mulheres e 6 homens) e três animais na Ilha da Pintada, em Porto Alegre-RS. Eles estão em atuação para a realização de buscas por desaparecidos e o transporte de pessoas (desabrigados) de locais de perigo para locais seguros.

A Marinha enviou viaturas, embarcações e militares, desde o dia 30 de abril, com a finalidade de prestar o apoio necessário à população, em conjunto com as autoridades locais. A MB intenciona, também, nos próximos dias, deslocar um Navio Patrulha para a região de Porto Alegre a fim de reabastecer as equipes com combustível para resgate e envio de gêneros e donativos para a população afetada. A MB lamenta os transtornos ocorridos e reforça que continuará apoiando para amenizar a situação, bem como salvaguardar a vida humana e a segurança da navegação, no mar aberto e hidrovias interiores.

Cabe destacar que a Marinha incentiva e considera importante a participação da comunidade, que pode ser feita pelos telefones 185 (número para emergências náuticas e pedidos de auxílio).

FONTE: MB

NOTA DO EDITOR: Na manhã de hoje (04) um helicóptero UH-12 Esquilo,  do 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (HU-1), decolou do Complexo Aeronanal de São Pedro da Aldeia em direção ao Rio Grande do Sul, para se juntar aos demais Helicópteros da Marinha que já estão na Operação Taquari 2.

Sair da versão mobile