Por Andrew Dyer
SAN DIEGO – Nos quatro anos desde que duas colisões fatais de navios abalaram a Marinha dos EUA, o serviço tem procurado maneiras de resolver os problemas na frota que seus próprios investigadores disseram ter contribuído para a morte de 17 marinheiros.
Ex-oficiais da Marinha disseram que suas advertências sobre a má manutenção, tecnologia de má qualidade e um ritmo implacável de envio de navios passaram despercebidas por anos antes das colisões de 2017 dos destróieres Fitzgerald e McCain com navios porta-contêineres, com apenas algumas semanas de intervalo.
Agora a Marinha está tentando resolver alguns desses problemas com um novo centro de treinamento de navios de superfície de 130.000 pés quadrados na Base Naval de San Diego. O centro, o primeiro de dois planejados, está se preparando para formar sua primeira turma de oficiais de guerra de superfície. O Mariner Skills Training Center Pacific, de US $ 40 milhões, estará totalmente instalado e funcionando até o final do ano, de acordo com o oficial comandante do centro.
Os dois centros de treinamento de habilidades da Mariner em San Diego e Norfolk, Va., bem como centros menores em outras áreas de concentração de frota, como Japão, Havaí, Everett, Wa., Mayport, Flórida e Rota, Espanha, destinam-se a treinar melhor novos oficiais de guerra de superfície e manter as habilidades dos marinheiros nos cruzadores, destróiers e outros navios de superfície da frota, quando levar navios para o mar não é prático.
Entre as inúmeras questões que a Marinha responsabilizou pelas colisões, estavam o cansaço e as tripulações do passadiço nos navios que não planejaram adequadamente e se envolveram em práticas de navegação e marinheiras inseguras. A revisão da Marinha descobriu que as operações intensas de navios fora do Japão, onde a 7ª Frota está baseada, deixaram pouco tempo para as tripulações treinar ou manter o equipamento. A comunicação entre a liderança do navio também estava faltando, disse a Marinha, e o capitão do Fitzgerald não estava no passadiço quando ocorreu a colisão do navio, apesar de seu navio transitar por uma rota marítima movimentada perto do Japão.
Em San Diego, o centro de treinamento abriga cinco simuladores de ponte em tamanho real. Eles são uma reminiscência de brinquedos que podem ser encontrados em um parque temático da Universal Studios. Grandes telas envolventes abrangem o passadiço e duas asas nas laterais, dando às tripulações a ilusão de navegar por algumas das rotas marítimas mais movimentadas do mundo.
Ele também tem 30 simuladores menores para treinar oficiais no comando do passadiço durante difíceis manobras de navegação por meio de software de reconhecimento de voz.
O tempo nos simuladores será obrigatório para as tripulações quando estiverem no porto de San Diego, disse o comandante Leonardo Giovannelli, oficial comandante do centro.
O centro também abriga a mais nova escola de oficiais de guerra de superfície da Marinha, onde novos oficiais de guerra de superfície na Marinha aprenderão as “regras básicas” de navegação.
“Ter a escola aqui é muito bom”, disse Giovannelli. Anteriormente, os cursos realizados por esses novos oficiais de guerra de superfície eram ministrados na Escola de Guerra de Superfície da Marinha em Newport, R.I.
O vice-almirante Roy Kitchener, comandante das Forças Navais de Superfície, disse que o centro é uma “virada de jogo”.
“Estamos incorporando cenários complexos em simuladores de última geração, usando a experiência operacional como entrada da frota e adotando o ciclo de feedback para melhorar continuamente”, disse Kitchener em um comunicado. “E agora, com a integração de simuladores de sistemas de combate, equipes inteiras de vigilância têm uma avenida para praticar táticas de combate antes de navegar no horizonte.
As aulas dos novos oficiais também mudaram, e a quantidade de tempo que eles devem servir em navios no início de suas carreiras foi prolongada, disse Giovannelli.
Isso inclui um novo curso de oficial de convés que foi dividido em duas fases, uma antes de um oficial se reportar ao primeiro navio e outra antes de se reportar ao segundo. A primeira turma de 72 oficiais de guerra de superfície recém-formados está em aula agora e se formará em agosto, disse Giovannelli.
O curso se baseia no curso de oficial júnior de convés da Marinha, que começou em 2019, disse Giovannelli.
Kitchener disse que os novos requisitos de treinamento terá os novos oficiais melhor preparados para o que os espera em seus navios.
“Os recém-relatados juniores (oficiais de guerra de superfície) agora têm um treinamento melhor do que nunca”, disse ele. “Eles estão recebendo quase 90 horas de treinamento e avaliações antes mesmo de colocar os pés a bordo de seu primeiro navio.”
Giovannelli, que anteriormente serviu como comandante do destróier Preble, disse que as diferenças entre os oficiais que embarcaram depois desse curso foram perceptíveis.
“Eu estava tipo,‘ uau, esses caras são realmente bons’”, disse ele. Desde que assumiu a escola, ele disse que continuou a receber críticas positivas dos capitães de navios da frota.
Outra mudança que virá das colisões de 2017 é que novos oficiais de guerra de superfície começam suas carreiras na Marinha com passagens por navios consecutivos, disse Giovannelli, uma passagem de 30 meses em um navio, seguido imediatamente por uma passagem de 18 meses no próximo, com cursos no centro de habilidades entre eles. Anteriormente, os oficiais de superfície podiam fazer uma viagem como membros de uma equipe de comando, disse Giobannelli. A Marinha decidiu que seus oficiais mais novos precisavam de mais tempo operacional no mar.
As aulas da segunda fase começam neste outono e, até o final do ano, o centro espera estar totalmente equipado e operando com uma equipe de 100 pessoas.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: Star and Stripes/The San Diego Union-Tribune