A Indonésia tem cerca de 72 horas para resgatar 53 tripulantes de seu submarino desaparecido antes que eles fiquem sem oxigênio, disse a Marinha.
Acredita-se que o KRI Nanggala (402) tenha desaparecido a cerca de 100 quilômetros da costa de Bali na manhã de quarta-feira. Seis navios de guerra, um helicóptero e 400 pessoas estão envolvidos na busca.
Cingapura e Malásia despacharam navios, e os EUA, Austrália, França e Alemanha ofereceram assistência.
O submarino de fabricação alemã estava conduzindo um exercício, mas não apresentou relatório e o contato foi perdido, disse a Marinha.
“Conhecemos a área, mas é bastante profunda”, disse o primeiro almirante Julius Widjojono à agência de notícias AFP.
Alguns relatos afirmam que o contato com o submarino foi perdido depois que ele recebeu autorização para mergulhar em águas mais profundas. Enquanto isso, um vazamento de óleo encontrado perto de onde o submarino mergulhou pode apontar para danos no tanque de combustível ou também pode ser um sinal da tripulação, disse a Marinha.
O navio desaparecido é um dos cinco submarinos operados pela Indonésia. Foi feito no final dos anos 1970 e passou por uma reforma de dois anos na Coreia do Sul, concluída em 2012.
Um porta-voz da Marinha disse à BBC que o incidente foi a primeira vez que a Indonésia teve com um de seus submarinos. Mas incidentes semelhantes aconteceram em outros lugares. Em 2017, o ARA San Juan da Argentina desapareceu no Atlântico Sul com 44 tripulantes a bordo.
O local do naufrágio foi localizado um ano depois e as autoridades informaram que o submarino implodiu.
FONTE: BBC