Nota da Marinha sobre o encalhe do NM Stellar Banner

MARINHA DO BRASIL
CENTRO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA MARINHA
NOTA À IMPRENSA

Brasília – DF.
Em 06 de março de 2020.

A Marinha do Brasil (MB) informa que realizou hoje (6) a 10ª reunião de coordenação na Capitania dos Portos do Maranhão (CPMA), com a participação de representantes da Vale S.A, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Polícia Federal, Gerência Ambiental do Porto do Itaqui, Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Agentes Marítimos.

Reunião de coordenação realizada nesta sexta (06)

Informações relevantes:

a) A situação permanece estável. Não há registro de óleo no mar e não foram observadas mudanças no grau de inclinação do navio.
b) O resultado do mergulho realizado na manhã de 5 de março constatou que os sistemas de governo e propulsão do navio estão intactos.

Pessoal e meios empregados

No momento, estão sendo empregados 255 militares da MB, além dos seguintes meios:

Navio de Apoio Oceânico “Iguatemi”; Navio Hidroceanográfico “Garnier Sampaio”; um helicóptero UH-15; e uma embarcação da Capitania dos Portos do Maranhão.

Além disso, atuam no local do encalhe: quatro rebocadores (sendo dois dotados com materiais para combate à poluição por óleo); um drone com câmera térmica; um helicóptero S-76C e duas embarcações de suporte às atividades de contingência de derramamento de óleo (OSRV).

Os órgãos e empresas envolvidos permanecem em estreita coordenação com a Autoridade Marítima, no intuito de solucionar o ocorrido com a brevidade possível, obedecendo normas e procedimentos de segurança, priorizando a mitigação de riscos à poluição e navegação.

Sair da versão mobile