Navio da Marinha da Nova Zelândia afunda após encalhar em recife

O HMNZS Manawanui (A 09) da Royal New Zealand Navy (RNZN), afundou esta manhã depois de encalhar na noite anterior em um recife perto da costa sul de Upolu, em Samoa. Após encalhar, se iniciou um incêndio a bordo.

O acidente ocorreu enquanto o navio realizava uma pesquisa no recife.

“Nossa equipe de resgate de respondeu à emergência da tripulação do navio Manawanui da Marinha, trabalhando desde ontem à noite até esta manhã. Felizmente, ninguém ficou gravemente ferido e nenhuma vida foi perdida”, informou o serviço de emergência.

A Força de Defesa da Nova Zelândia (NZDF) trabalhou em estreita colaboração com o Centro de Coordenação de Resgate Marítimo da Nova Zelândia (RCCNZ), que coordenou os esforços de resgate.

“Eles estão sendo apoiados em Samoa. Várias embarcações responderam e auxiliaram no resgate dos tripulantes.”

A Real Força Aérea da Nova Zelândia também destacou um P-8A Poseidon, para apoiar as equipes que atuam na área do naufrágio.

O HMNZS Manawanui partiu da Base Naval de Devonport, em Auckland, no último sábado, com uma tripulação de 39 pessoas e mais 66 destacados a bordo.

O navio é comandado pela Commander Yvonne Gray, foi construído em 2003 e estava em serviço na RNZN desde 2019.

O navio era utilizado pela Marinha para tarefas especializadas de mergulho, salvamento e hidrografia na Nova Zelândia e no sudoeste do Pacífico.

O acidente está sob investigação.

FONTE: RNZN

Sair da versão mobile