Por Ana Clara Marinho
O barco de cargas Navegantes, que partiu do Recife na quarta-feira (12) rumo a Fernando de Noronha, está desaparecido. Desde a manhã desta quinta-feira (13), a empresa responsável não consegue contato com a embarcação.
“Nós recebemos o sinal de alerta, que as embarcações emitem em casos de emergência, mas não tivemos contato até agora. Já acionamos a Capitania dos Portos e estamos aguardando notícias”, informa o dono da embarcação, Nicanor Oliveira.
Segundo Nicanor, o Navegantes está com cerca de 160 toneladas de carga. “O barco está com material para a reforma da BR 363 e outros produtos. Ainda não é possível ter o levantamento completo”, afirma.
O radioamador Carlos Marenga fez contato com as embarcações na rota de Noronha. “Já fizemos contato com cinco barcos que estão na área. Caso o Navegantes seja localizado, nós receberemos a informação”, diz.
O Blog Viver Noronha fez contato com o 3º Distrito Naval em Natal (RN), que confirmou, por meio de nota, que recebeu informação do sinal de emergência do Navegantes. Segundo a Marinha, o barco está com seis tripulantes e quatro passageiros.
“Assim que recebeu a informação, a Marina do Brasil começou uma operação de busca e salvamento, coordenada pelo Salvamar Nordeste. Foi deslocado o Navio-Patrulha Guaíba para a última posição conhecida da embarcação, a uma distância de 80 milhas náuticas, o equivalente a 148 quilômetros, de João Pessoa (PB).”, informa a nota.
Ainda segundo a nota, foram tomadas outras providências. Entre elas, estão a emissão de um “aviso aos navegantes” e o acionamento da Rede Nacional Costeira.
A Marinha fez também, segundo a nota, contato com a comunidade marítima da região. O objetivo é “ampliar a divulgação sobre o ocorrido e alertar todas as embarcações que estejam navegando em áreas próximas para que possam apoiar as buscas”.
A previsão é que o Navegantes chegue a Fernando de Noronha na madrugada desta sexta-feira (14).
FONTE: G1
Nota à Imprensa
“Assim que recebeu a informação, a Marinha do Brasil começou uma operação de busca e salvamento, coordenada pelo Salvamar Nordeste. Foi deslocado o Navio-Patrulha Guaíba para a última posição conhecida da embarcação, a uma distância de 80 milhas náuticas, o equivalente a 148 quilômetros, deJoão Pessoa (PB).”
Os nove resgatados foram atendidos pelo Oficial Médico do Navio-Patrulha “Guaíba” e apresentam bom estado de saúde. O Salvamar Nordeste, que coordena a Operação de Busca e Salvamento, deslocou o Navio-Patrulha “Macau” para prosseguir com a busca da décima vítima que ainda não foi localizada.