A Marinha da Indonésia declarou hoje (24) que o seu submarino desaparecido havia afundado, matando os 53 tripulantes a bordo, após encontrar itens do submarino nos últimos dois dias.
O chefe militar Hadi Tjahjanto disse que a presença de uma mancha de óleo, bem como detritos perto do local do último mergulho do submarino na quarta-feira, na ilha de Bali, são provas claras de que o KRI Nanggala 402 afundou. A Indonésia considerava que estava apenas desaparecido.
Um P-8 da Marinha dos EUA, uma aeronave de patrulha marítima especialmente projetada para procurar submarinos, pousou na manhã deste sábado e já se juntou aos esforços de busca, junto com 20 navios indonésios, um navio de guerra australiano equipado com sonar e quatro aeronaves indonésias.
O chefe da Marinha, Almirante Yudo Margono, disse em uma entrevista coletiva em Bali que “Se fosse uma explosão, estaria em pedaços. As rachaduras aconteceram gradativamente em algumas partes quando desceu de 300 para 400 e para 500 metros. Se houvesse uma explosão, seria ouvido pelo sonar”.
O secretário de Defesa Lloyd Austin também ofereceu assistência adicional à Indonésia, que poderia incluir recursos de busca submarina.
A Marinha disse anteriormente que acredita que o submarino afundou a uma profundidade de 2.000 a 2.300 pés, muito mais profundo do que sua profundidade de colapso que é de 655 pés, ponto em que a pressão da água seria maior do que o casco poderia suportar.
A causa do acidente ainda é incerta. A Marinha havia dito anteriormente que uma falha elétrica poderia ter deixado o submarino incapaz de executar procedimentos de emergência para subir a superfície.
Margono disse que, nos últimos dois dias, foram encontradas partes de um lançador de torpedo, uma garrafa de graxa, que se acredita ser usada para lubrificar o periscópio, detritos de um tapetes de oração e um pedaço quebrado de um tubo de refrigeração.
Margono disse que equipes de resgate da Indonésia e de outros países estão analisando as partes encontradas. Ele disse que nenhum corpo foi encontrado até agora. Autoridades disseram anteriormente que o suprimento de oxigênio do submarino teria acabado no início do dia de hoje.
FONTE: Navy Times