Fragata Norueguesa colide com petroleiro e corre o risco de afundar

A Fragata HNoMS Helge Ingstad (F313) da Marinha norueguesa e um petroleiro maltês colidiram em um fiorde a oeste da Noruega nesta quinta-feira (8 de novembro) por volta das 4h da manhã (horário local), informaram as autoridades. Sete tripulantes da Fragata sofreram ferimentos leves.



O navio de guerra norueguê estava retornando do exercício da Trident Juncture 18 da OTAN e foi evacuado após a colisão com o petroleiro Sola TS, informou as Forças Armadas da Noruega.

“Entrou muita água e há um perigo real de que afunde onde está”, disse um funcionário do centro de resgate de Sola.

Imagens publicadas pela emissora norueguesa NRK, mostra que o nível da água está quase no convoo da fragata, que corre sério risco de afundar.

No total, 137 pessoas estavam a bordo da fragata e 23 no petroleiro de bandeira de Malta.



O petroleiro de 62 mil toneladas recebeu apenas pequenos danos e está esperando para ser rebocado para um terminal de petróleo próximo, informou a autoridade do centro de resgate. “Uma pequena mancha de óleo da fragata foi detectada, mas nada grande”, acrescentou o funcionário.

As circunstâncias do acidente, ocorrido pouco depois das 4h no Hjeltefjord, perto de Bergen, ainda não estão claras. “As Forças Armadas estão agora revisando todos os meios disponíveis na região para ajudar a HNoMS Helge Ingstad“, disse o tenente-coronel Ivar Moen à AFP.

HNoMS Helge Ingstad é a quarta Fragata da Classe Fridtjof Nansen, foi construída pela Navantia e comissionada em 29 de Setembro de 2009.



Sair da versão mobile