Destróier japonês foi danificado após colidir com um pesqueiro chinês no mar da China Oriental

O destróier japonês JS Shimakaze teria colidido com um navio de pesca chinês no mar da China Oriental, segunda-feira, 30 de março de 2020.




Por MATTHEW M. BURKE e AYA ICHIHASHI

CAMP FOSTER, Okinawa – Um destróier da Força de Autodefesa Marítima do Japão, o JS Shimakaze (DDG 172), foi danificado na segunda-feira após colidir com um barco de pesca chinês no Mar da China Oriental.

O incidente ocorreu às 20h28, aproximadamente a 400 milhas a oeste da ilha de Yakushima, disse um porta-voz do Estado-Maior Conjunto. Yakushima faz parte da prefeitura de Kagoshima e fica a cerca de 40 quilômetros ao sul de Kyushu.

As autoridades japonesas se recusaram a divulgar detalhes sobre o que causou o incidente, até uma investigação conjunta com sua guarda costeira.

Um dos 13 marinheiros chineses a bordo do barco de pesca se queixou de dores nas costas após o incidente; nenhum dos 260 marinheiros do Shimakaze ficou ferido, disse o porta-voz.

Alguns porta-vozes do governo no Japão costumam falar com repórteres sob a condição de anonimato.

A colisão deixou um buraco de 3 por 6 polegadas na lateral do Shimakaze, mas a embarcação ainda estava operacional, disse o porta-voz. Os danos ao navio de pesca são desconhecidos, mas segundo informações, ele estaria navegando.

O Shimakaze é baseado na Base Naval de Sasebo, em Kyushu, que também abriga um considerável contingente da Marinha dos EUA.

A China adotou uma postura marítima mais agressiva nos últimos anos, buscando recursos para alimentar sua ascensão como potência econômica e militar global.

FONTE: Star and Stripes

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

Sair da versão mobile