ARA ‘San Juan’: Marinha argentina declara SAR

As unidades navais e aeronavais participam das buscas, que também recebe ajuda internacional.

A Marinha argentina informa que ontem às 19:00hs declarou o caso como SAR (Busca e Resgate) do submarino ARA San Juan.

Para esta nova fase, suspendeu ontem a corveta ARA Espora (P 41), o aviso ARA Puerto Argentino (A 21), um avião Hércules C130 da Força Aérea Argentina e um avião P-3 da NASA (Estados Unidos).

Ontem, o ministro da defesa, Oscar Aguad, acompanhado pelo chefe do Estado-Maior da Marinha, o almirante Marcelo Eduardo Hipólito Srur, se deslocaram para a Base Naval de Mar del Plata para ter contato direto com os parentes dos 44 membros da tripulação. Além disso, uma equipe interdisciplinar de resposta imediata foi formada para fornecer apoio e acompanhar os membros da família.

Hoje também partiu para se juntar aos esforços de busca e salvamento, navios oceanográficos ARA Austral (Q 21)e ARA Puerto Deseado (Q 20), com especialistas de CONICET (Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas) e do Serviço de Hidrografia Naval para operar as sondas multifeixe e magnetômetros.

As corvetas ARA Spiro (P 43) e ARA Robinson (P 45), o navio logístico ARA Patagonia (B 1), o destróier ARA La Argentina  (D 11) e o navio transporte ARA Bahía San Blas (B 4), também se juntaram as buscas.

FONTE: Armada Argentina

Sair da versão mobile