A Marinha dos EUA recuperou na semana passada um de seus helicópteros acidentados a 5.814 metros abaixo da superfície do Pacífico Norte, estabelecendo um recorde para a recuperação de aeronaves no mar. O helicóptero, um bimotor Sikorsky Seahawk MH-60S , caiu na costa de Okinawa, Japão, no ano passado, enquanto operava a partir do navio de comando anfíbio USS Blue Ridge (LCC 19).
A tripulação conseguiu escapar do MH-60S antes que ele afundasse e nenhuma vida foi perdida no acidente. Respondendo a uma solicitação da Frota do Comando do Pacífico dos EUA, o Supervisor de Salvamento e Mergulho (SUPSALV) do Comando dos Sistemas Navais do Mar (NAVSEA) localizou e documentou os destroços usando sonar de varredura lateral e fotografias do helicóptero que estava no fundo do oceano durante o Pacífico Norte operações na primavera passada. O SUPSALV voltou ao local este mês a pedido do Centro de Segurança da Marinha com um CURV 21, um veículo subaquático operado remotamente (ROV) em águas profundas com a capacidade de atender aos requisitos de salvamento em águas profundas a uma profundidade máxima de 20.000 pés.
A equipe SUPSALV encontrou o navio de salvamento contratado em Guam, completou a mobilização do CURV e de seu carretel de levantamento profundo e partiu para o trânsito de cinco dias. Chegando ao local do acidente em 17 de março, a equipe iniciou as operações de recuperação. Retirado de sua profundidade de 19.075 FSW, a recuperação do MH-60S quebrou o próprio recorde mundial de profundidade de SUPSALV para uma recuperação de aeronave.
“Como um todo, essa operação foi acelerada e totalmente bem-sucedida”, disse Bryan Blake, gerente do programa Deep Ocean da SUPSALV. “Nossos esforços validaram os requisitos de busca e recuperação em águas profundas da Marinha. A capacidade de recuperar a fuselagem e disponibilizá-la para determinar a causa do acidente é uma grande vantagem, ajudando a garantir a segurança da Aviação Naval.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: MarineLink