A Força-Tarefa 75, da 7ª Frota dos EUA, e o Naval Sea Systems Command, recuperaram no dia 02/03 o caça F-35C Lightning II que caiu durante operações aéreas de rotina a bordo do porta-aviões USS Carl Vinson (CVN 70), no Mar da China Meridional.
A Força-Tarefa 75, da 7ª Frota dos EUA, e o Naval Sea Systems Command, supervisionaram a a operação de salvamento enquanto retiravam o caça de uma profundidade de aproximadamente 12.400 pés, de acordo com a 7ª Frota. As equipes usaram o ROV CURV-21 operado remotamente a partir do navio de apoio Picasso, que conduziu as operações de recuperação 37 dias após o incidente.
A aeronave está sendo enviada para uma “instalação militar próxima” para a investigação em andamento sobre o incidente. Posteriormente será determinado se voltará para os EUA.
O acidente, que feriu sete marinheiros, provocou o rompimento dos quatro cabos de parada do convoo do Carl Vinson. Mesmo assim, o porta-aviões estava pronto para lançar e recuperar aeronaves em 45 minutos após o acidente.
A rapidez no reparo dos cabos era necessário, tendo em vista que haviam outras aeronaves no ar e que precisavam pousar no porta-aviões.
O Carl Vinson Carrier Strike Group retornou a San Diego em fevereiro. Foi a primeira implantação do caça F-35C Lightning II e do CMV-22 Osprey.