Por Matías Vega
Minutos antes das 22:00 da quarta-feira, foi relatado que restos humanos foram encontrados na área em que o avião FACH Hercules C 130 desaparecido em Magallanes é procurado, quando estava a caminho da Antártica. Segundo informações acessadas pela Rádio Bío Bío, são restos que corresponderiam a 5 pessoas, encontradas pelo navio Marinero Fuentealba da Armada chilena.
O prefeito José Fernández lamentou o fato, confirmando que “restos do avião foram encontrados como também das pessoas que estavam a bordo”. Ele pediu que se respeitassem as famílias das vítimas, na esperança de “encontrar algum sobrevivente”.
Ele disse mais tarde que o ministro da Defesa visitará a área novamente na quinta-feira de manhã e que mais detalhes sobre a descoberta devem ser entregues pelas Forças Armadas. Enquanto isso, os restos encontrados devem ser analisados pelo Serviço Médico Legal para identificar as vítimas.
Como a CNN informou na área, as informações já foram notificadas aos familiares dos 38 passageiros que estavam no avião.
A notícia vem depois que o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, revelou que sua frota encontrou restos e pertences que coincidiriam com o avião desaparecido. A publicação do presidente foi respondida pela FACH em um comunicado.
Sem mencionar o presidente brasileiro, mas em uma referência clara, a FACH expressou através de uma declaração que “antes das versões para imprensa e mídia social, nas quais se indica que seriam encontrados novos restos que poderiam pertencer à aeronave C-130 danificada, a instituição deixa claro que, por respeito aos familiares das pessoas que viajam na aeronave, essas informações serão analisadas, validadas e comunicadas pela Força Aérea do Chile”.
Algumas horas antes, a Força Aérea do Chile havia anunciado que restos de espuma foram encontrados que poderiam corresponder ao avião danificado, mas sempre mantendo cautela, no sentido de que apenas as opiniões de especialistas poderiam confirmar que pertencem ao C-130 e que as informações foram divulgadas depois de divulgadas em particular às famílias da tripulação e dos passageiros.
O Hércules C-130, com 38 pessoas a bordo, decolou às 16h55 da segunda-feira da Base Aérea de Chabunco, na cidade de Punta Arenas, em direção à Base Aérea Antártica Presidente Eduardo Frei Montalva e perdeu o contato às 18h13. Horas do mesmo dia. Foi às 18h13 que a trilha se perdeu, com a chegada prevista para as 19h17.
A aeronave foi declarada “sinistrada” pela Força Aérea, após o fim de sua autonomia de vôo, depois das 00:40 horas da terça-feira. No entanto, após as descobertas relatadas, a área de pesquisa ficou limitada, devido aos restos de espuma e trem de pouso encontrados a cerca de 30 quilômetros do último ponto de contato.
FONTE: biobiochile.cl
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN