Imprevisível: acidente com o Osprey foi causado por mau funcionamento

Por Justin Katz

WASHINGTON – Um acidente fatal com o MV-22 Osprey que matou cinco fuzileiros navais em junho de 2022 foi “inevitável” e causado inteiramente por problemas com a caixa de engrenagem da aeronave, descobriu uma investigação recém-lançada do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA (US Marine Corps). O serviço também absolveu inequivocamente a tripulação e os mantenedores da aeronave de quaisquer erros.

“A investigação não revelou nenhum erro por parte dos pilotos e da tripulação e confirmou que nenhum erro de manutenção levou ao acidente. Foi determinado que os pilotos e a tripulação estavam realizando operações de voo de rotina de acordo com os regulamentos aplicáveis ​​quando ocorreu uma falha mecânica catastrófica, inevitável e imprevista”, de acordo com uma declaração do V-22 Joint Program Office publicada hoje junto com uma versão editada do relatório investigativo, bem como uma declaração separada do US Marine Corps.

MV-22 Osprey com seu conjunto de asas e rotores dobrados

Os cinco fuzileiros navais mortos no acidente de junho de 2022 em Glamis, Califórnia, eram o capitão Nicholas Losapio, capitão John Sax, Cpl. Nathan Carlson, Cpl. Seth Rasmuson e Lance Cpl. Evan Strickland. A declaração do serviço acrescenta que sua liderança informou as famílias dos falecidos sobre as conclusões da investigação.

Esse evento fatal, combinado com outros incidentes em toda a força conjunta, desencadeou uma série de paralisações e outras avaliações no verão passado, quando problemas com a caixa de engrenagem do Osprey foram descobertos pela Força Aérea, Marinha e US Marine Corps, todos os quais voam variantes da aeronave. Todos os serviços retomaram o vôo de suas variantes Osprey desde as edições do verão passado.

Um “evento de engate de embreagem dura” é quando a embreagem, acionada pelo motor, se solta do sistema do rotor e se reengata repentinamente, enviando um impulso através do trem de força, potencialmente causando danos, de acordo com um porta-voz do Corpo de Fuzileiros Navais.

“O trem de força degradado causado pelo evento duplo [engate rígido da embreagem] e subsequente falha do motor único[sistema de acionamento de interconexão] criou uma partida irrecuperável do voo controlado, resultando no trágico acidente ocorrido em 8 de junho de 2022”, de acordo com as declarações de hoje.

MV-22 Osprey durante exercício no USS America

Uma equipe da fabricante de helicópteros Bell e da gigante aeroespacial Boeing fabrica o V-22 Osprey. Um porta-voz de Bell se recusou a comentar este relatório e adiou as perguntas ao Pentágono. Além de ser pilotado pelos serviços militares dos EUA, o Osprey também é usado pelos militares japoneses.

“Nossas últimas pesquisas e esforços de mitigação produziram várias novas descobertas que aumentaram significativamente nossa compreensão do fenômeno [engate de embreagem dura]”, disse o coronel Brian Taylor, gerente do programa PMA-275. “Embora a causa raiz definitiva para todos os eventos HCE ainda não tenha sido identificada, estamos usando essas novas informações para implementar soluções projetadas para reduzir a probabilidade de um evento HCE e aumentar a segurança da tripulação.”

O serviço disse que, desde a catástrofe de junho de 2022, trabalhou com a indústria para projetar e colocar em campo um novo “conjunto de pinos de entrada da caixa de engrenagens do proprotor que atenua os desengates involuntários da embreagem e os eventos de engate rígido da embreagem”, melhorando o sistema de transmissão e controle de voo do MV-22 e integrou um gravador de dados de voo resistente a choques, alta temperatura e resistente ao fogo em todas as aeronaves MV-22B.

MV-22 Osprey Cockpit

“Todos os comandos do USMC MV-22B também apresentarão esta investigação aos pilotos e tripulantes para discutir os perigos de engates de embreagem dura e seu potencial para causar uma emergência de composto de falha do sistema de acionamento de motor único/interconexão”, acrescenta o comunicado.

Todos os três serviços também orientaram que os conjuntos de entrada fossem substituídos após um “limite de hora de voo predeterminado” não divulgado, que o serviço disse “reduz a probabilidade de ocorrência de um engate rígido da embreagem em 99%, com base nos dados”.

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

FONTE: Breaking Defense

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