Guarda Costeira do Japão emite alerta de salvamento para o Mar da China Meridional após queda do F-35 dos EUA

Por Alex Wilson

A Guarda Costeira do Japão emitiu um alerta de navegação marítima para operações de salvamento no Mar da China Meridional no fim de semana, indicando que a Marinha dos EUA pode estar iniciando seu esforço para recuperar um caça furtivo que afundou no oceano na semana passada.

Um F-35C Lightning II caiu em 24 de janeiro ao tentar pousar no porta-aviões USS Carl Vinson. A 7ª Frota dos EUA planeja resgatar a aeronave. O alerta de navegação de sábado, emitido pelo Departamento Hidrográfico e Oceanográfico da Guarda Costeira, especifica que as operações de salvamento estão ocorrendo “até novo aviso” a aproximadamente 300 milhas a nordeste das Ilhas Paracel e 170 milhas ao largo da costa oeste das Filipinas.

No entanto, o porta-voz da 7ª Frota, Cmdr. Hayley Sims não quis comentar se o alerta de navegação estava relacionado aos planos de resgate da Marinha.

“A Marinha dos EUA está fazendo arranjos de operações de recuperação para a aeronave F-35C envolvida no acidente a bordo do USS Carl Vinson no Mar da China Meridional”, disse ela na terça-feira por telefone.

A Marinha tentará recuperar a aeronave mantendo os interesses de segurança nacional em mente, disse o secretário de imprensa do Pentágono, John F. Kirby, na quinta-feira.

“Certamente estamos atentos ao valor de um F-35 em todos os aspectos do que significa valor”, disse ele em uma entrevista coletiva.

A variante “C” do caça de quinta geração está configurada para pousos em porta-aviões e custa aproximadamente US$ 103 milhões por aeronave, segundo a fabricante Lockheed Martin, mas seu valor também inclui tecnologia classificada.

A aeronave se acidentou durante uma tentativa de pouso no Carl Vinson e caiu no mar, disse a Marinha na semana passada. O piloto ejetou e foi resgatado por um helicóptero de resgate, e seis outros marinheiros ficaram feridos no acidente.

Três foram levados para um hospital em Manila, nas Filipinas; os quatro restantes foram tratados a bordo do próprio navio.

Sims disse que os três marinheiros que foram hospitalizados já foram liberados. Ela disse que o incidente está sob investigação e não há mais detalhes disponíveis.

Em março, a Marinha quebrou seu recorde de profundidade para a recuperação de uma aeronave afundada quando resgatou um MH-60 Seahawk à 3,6 milhas abaixo da superfície do Mar das Filipinas depois que caiu no ano anterior.

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

FONTE: Star and Stripes

Sair da versão mobile