A Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), deu início à investigação do acidente aéreo ocorrido no início da tarde desta sexta-feira (09/08) em Vinhedo (SP). Investigadores do CENIPA e do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA IV), órgão regional sediado na capital paulista, estão no local para realizar a Ação Inicial da ocorrência.
O Chefe do CENIPA, Brigadeiro do Ar Marcelo Moreno, juntamente com os Diretores da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) – Luiz Ricardo de Souza Nascimento e Ricardo Catanant – participou de uma coletiva de imprensa em Brasília (DF) e forneceu detalhes sobre a queda da aeronave de matrícula PS-VPB, pertencente à empresa VoePass.
Durante a coletiva, o Brigadeiro do Ar Marcelo Moreno esclareceu que o acidente aeronáutico é um evento catastrófico e indesejável para a sociedade. E, na eventualidade de casos como este, o Estado brasileiro tem duas grandes responsabilidades: a investigação judicial, que deve seguir todos os trâmites legais previstos em nosso ordenamento jurídico, e a investigação aeronáutica, que é conduzida, hoje, pelo CENIPA, cujo objetivo é entregar segurança para a sociedade no transporte aéreo, evitando que novos acidentes semelhantes aconteçam.
“Primeiramente, em nome da Força Aérea Brasileira, dos investigadores do CENIPA e da Agência Nacional de Aviação Civil, gostaria de prestar o nosso profundo respeito e nossa profunda condolência a todas as famílias que perderam seus entes queridos ou tiveram suas vidas modificadas por esse trágico evento. Nós trabalhamos com fatores contribuintes com o objetivo de emitir recomendações de segurança de voo. Nossa investigação é não punitiva, trabalhando com o princípio da máxima eficácia preventiva, que significa fazer prevenção com o mínimo grau de insegurança. Assim, é importante deixar claro que, diferentemente da investigação judicial, a investigação do CENIPA tem apenas o objetivo de entregar segurança para a sociedade”, disse. Além disso, o Brigadeiro enfatizou que o processo de investigação de um acidente aeronáutico é complexo e envolve várias etapas, incluindo análise de dados, entrevistas com tripulantes e avaliação das condições meteorológicas no momento do acidente. “A segurança de voo é a nossa prioridade máxima. A investigação será conduzida com rigor técnico, buscando não apenas identificar as causas do acidente, mas também fornecer recomendações que possam prevenir futuras ocorrências semelhantes”, afirmou.
Investigação
Até o momento, as informações a serem divulgadas sobre a queda da aeronave ATR-72 é que a decolagem ocorreu em Cascavel, no Paraná, com destino a Guarulhos (SP), a bordo estavam 57 passageiros e 4 tripulantes, totalizando 61 pessoas e, por volta das 13h (horário de Brasília) veio a se acidentar no interior de São Paulo.
O CENIPA já está de posse das duas caixas-pretas, Cockpit Voice Recorder (CVR) e Flight Data Recorder (FDR), no entanto, o prazo para determinar as circunstâncias que ocasionaram a queda, depende do grau de destruição dos gravadores. De acordo com o Brigadeiro do Ar Moreno, essa análise será feira com a maior celeridade possível, uma vez que ainda não há um prazo definido para a conclusão da investigação, já que cada caso possui suas particularidades e pode demandar diferentes tempos de análise.
O Chefe do CENIPA pediu paciência e compreensão ao público e à imprensa, destacando que a divulgação de informações preliminares não será feita até que os dados sejam consolidados e verificados. A FAB e o CENIPA reforçaram o compromisso de manter a transparência durante todo o processo investigativo e de colaborar com as autoridades competentes para esclarecer as circunstâncias da queda da aeronave.
Painel SIPAER
Desenvolvido pelo CENIPA, o Painel SIPAER é uma plataforma on-line que oferece acesso a dados sobre as ocorrências na aviação civil brasileira. Apresenta, ainda, informações em gráficos e tabelas, que podem ser modificados pelos usuários conforme filtros de pesquisas aplicados. Além disso, possibilita a visualização dos históricos das ocorrências aeronáuticas dos últimos dez anos por meio do menu “Panorama” e consultas às Recomendações de Segurança já emitidas pelo Centro. Os usuários também podem acompanhar o andamento de uma investigação ao digitar a matrícula da aeronave, data ou Estado em “Ocorrências”.
FONTE: FAB