Dallas Air Show – NTSB tem investigação em andamento

Boeing B-17 "Texas Raider"

DALLAS – As autoridades identificaram na segunda-feira os seis homens mortos em uma colisão mortal entre duas aeronaves militares vintage em um show aéreo de Dallas, todos os aviadores experientes com anos de treinamento de voo.

A Commemorative Air Force, que fez o show, identificou as vítimas como: Terry Barker, Craig Hutain, Kevin “K5” Michels, Dan Ragan, Leonard “Len” Root e Curt Rowe. Eles morreram no sábado, quando um bombardeiro da era da Segunda Guerra Mundial e um avião de combate colidiram e caíram em chamas, em uma cena horrível que os espectadores que se reuniram para o show aéreo que abria o dia dos veteranos, assistiram.

Vários vídeos postados nas mídias sociais mostram o avião de caça voando na direção do bombardeiro.

Boeing B-17 Flying Fortress e um Bell P-63 Kingcobra colidem no ar durante um show aéreo no Aeroporto Executivo de Dallas em Dallas, 12 de novembro de 2022. (Larry Petterborg via AP)

Todos os homens eram voluntários, mas cada um passou por um processo de horas e voos para treinar e foram examinados com cuidado, disse Hank Coates, CEO da Commemorative Air Force em uma entrevista coletiva no fim de semana.

“Este não é o seu primeiro show”, disse Coates. “Esses caras são muito experientes. Muitos deles são pilotos de companhias aéreas, pilotos de companhias aéreas aposentados, pilotos militares aposentados como eu.

“São pessoas muito bem treinadas que fazem isso há muito tempo.”

As autoridades não identificaram publicamente qual das vítimas pilotavam as aeronaves.

Caça P-63 Kingcobra

Hutain de Montgomery do Texas, era piloto de companhias aéreas comerciais desde 1985. Ele começou a voar aos 10 anos de idade e registrou mais de 34.500 horas de vôo, de acordo com sua página do LinkedIn.

Em uma entrevista recente à Vintage Aviation News publicada no YouTube, Hutain descreveu a aviação como uma “obsessão por toda a vida” que seu pai passou, um piloto de bombardeiro na Segunda Guerra Mundial. Ele descreveu ter que usar travesseiros para ficar mais alto no assento do primeiro avião que aprendeu a voar.

“Está no meu coração”, disse Hutain. “Sempre fui um piloto.”

Esta foto sem data fornecida por sua família mostra Terry Barker. Ele foi identificado por sua família como uma das seis pessoas que foram mortas no acidente durante um show aéreo de Dallas em 12 de novembro de 2022. (cortesia da família Barker via AP AP )

Armin Mizani, prefeito de Keller, Texas, disse que Barker era um piloto aposentado que morava em Keller, uma cidade de 50.000, onde muitos moradores se conhecem.

“É definitivamente uma grande perda em nossa comunidade”, disse ele. “Estamos sofrendo.”

Barker era um veterano do Exército que voou helicópteros durante seu serviço militar. Mais tarde, ele trabalhou para a American Airlines por 36 anos antes de se aposentar em 2020, disse Mizani.

Rowe, membro da Ohio Wing Civil Air Patrol, foi chefe de equipe no B-17, disse seu cunhado Andy Keller à Associated Press no domingo. Rowe de Hilliard, Ohio, fazia shows aéreos várias vezes por ano porque se apaixonou por aeronaves da Segunda Guerra Mundial, disse Keller.

Root, foi piloto e gerente da ala da Costa do Golfo da Commemorative Air Force que trabalhou no ano passado como piloto comercial contratado por várias empresas, de acordo com sua página do LinkedIn.

Kevin Michels, membro da tripulação do “Texas Raiders”, à esquerda, com o veterano da Segunda Guerra Mundial Urban Rahoi no aeroporto de Manassas, Virgínia, em 2015. (Rahoi morreu em 2021 aos 102 anos.) (Joe Gromelski/Stars and Stripes)

O Conselho Nacional de Segurança em Transportes está investigando a colisão, incluindo por que ambas as aeronaves estavam voando na mesma altitude e no mesmo espaço aéreo, disse Michael Graham, membro do NTSB.

Graham disse que os investigadores estão analisando imagens de radar e vídeo para identificar a localização exata da colisão. Ele disse que a maioria dos detritos do acidente está espalhada na propriedade do aeroporto e será cuidadosamente examinada, juntamente com gravações de áudio da torre de controle de tráfego aéreo, registros de treinamento piloto e registros de manutenção de aeronaves.

 

Nenhuma aeronave estava equipada com um gravador de dados de vôo ou um gravador de voz do cockpit, caixas pretas e nenhuma delas era obrigada a ter esses dispositivos, disse Graham.

O Dallas Morning News relatou na segunda-feira de manhã, os destroços do P-63 foram recuperados e transportados para um “local seguro” para exame e análise da estrutura e motores, disse Graham. Ele também disse que os relatórios de frequência comum do show aéreo foram recebidos pela agência e serão processados ​​por especialistas em investigação.

Embora a chuva estivesse prejudicando a coleção de peças do bombardeiro B-17, Graham disse na segunda-feira que uma exibição eletrônica de vôo do B-17 e uma unidade de navegação GPS do caça, ambos danificados no acidente, será enviada para um laboratório do NTSB para ver se os dados podem ser recuperados.

“Dados que esses tipos de unidades podem ter, seriam coisas como localização do GPS, possíveis altitudes da aeronave e as velocidades das aeronaves”, disse Graham durante uma entrevista coletiva.

Ele disse que também é possível que o NTSB considere recomendar aeronaves vintage como as envolvidas no acidente de sábado, a terem gravadores de dados de voo a bordo.

O acidente ocorreu três anos após o acidente de um bombardeiro em Connecticut, que matou sete pessoas, em meio à preocupação contínua com a segurança dos shows aéreos envolvendo aviões de guerra mais antigos. A empresa que possuía os aviões que voavam nos Wings Over Dallas Show teve outros acidentes em seus mais de 60 anos de história.

Destroços de dois aviões que caíram durante um show aéreo no Aeroporto Executivo de Dallas (LM Otero/AP)

Os investigadores examinarão os destroços de ambas as aeronaves, realizarão entrevistas de equipes presentes no Air Show e obterão os registros de treinamento dos pilotos e de manutenção de aeronaves.

“Veremos tudo o que pudermos e deixaremos as evidências basicamente nos levarem às conclusões apropriadas. Neste ponto, não especularemos “sobre a causa, disse Graham.

Um relatório preliminar do NTSB é esperado em quatro a seis semanas, enquanto um relatório final levará até 18 meses para ser concluído.

O B-17, uma pedra angular do poder aéreo dos EUA durante a Segunda Guerra Mundial, é um imenso bombardeiro de quatro motores que foi usado em ataques à luz do dia contra a Alemanha. O Kingcobra, um avião de combate dos EUA, foi usado principalmente pelas forças soviéticas durante a guerra. A maioria dos B-17 foi descartada no final da Segunda Guerra Mundial e apenas um punhado permanece hoje, em grande parte destaque em museus e shows aéreos, de acordo com a Boeing.

O Dallas Morning News contribuiu para este relatório.

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

FONTE: Star and Stripes

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