Por David Choi
Um caça F-35A Lightning II fez uma aterrisagem de emergência na terça-feira na pista de uma base da Força Aérea Sul-Coreana (ROKAF) em Seosan, uma cidade na costa oeste, disseram oficiais militares ao Stars and Stripes.
Um oficial da Força Aérea sul-coreana falando na habitual condição de anonimato disse que o piloto fez o pouso de emergência às 12h51 da terça-feira após a falha do trem de pouso da aeronave. O piloto saiu do avião em segurança, disse o oficial.
“O trem de pouso deveria estar abaixado, mas não estava”, disse o oficial ao Stars and Stripes por telefone. “Então, ele fez uma aterrissagem de barriga.”
A Força Aérea suspendeu todos os voos do F-35A “por um tempo” enquanto investiga o incidente, disse o oficial.
Enquanto o incidente marca o primeiro acidente conhecido do F-35A na ROKAF, outros foram relatados em outros lugares. O trem de pouso colapsou em um F-35A designado para a 388ª Ala de Caça na Base Aérea de Hill em Utah durante um vôo de treinamento em junho de 2020. O piloto também saiu da aeronave após o incidente em segurança.
O exército sul-coreano opera cerca de 40 F-35A. A Administração do Programa de Aquisição de Defesa do país concordou em 2014 em comprar o caça de 5ª geração e recebeu sua primeira entrega em 2019. O acordo com a fabricante de defesa com sede nos EUA Lockheed Martin foi estimado em cerca de US $ 7 bilhões. Os custos de produção do F-35A caíram após seu lançamento inicial em 2006 e estão atualmente avaliados em cerca de US$ 80 milhões.
O país deve introduzir F-35 adicionais em suas forças armadas, incluindo o F-35B, a variante de decolagem curta e aterrissagem vertical, de acordo com relatos da imprensa local. O Ministério da Defesa Nacional aprovou planos para a construção de um porta-aviões capaz de operar aeronaves de decolagem curta e aterrissagem vertical até 2033.
O repórter do Stars and Stripes, Yoo Kyong Chang, contribuiu para este artigo.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: Star and Stripes