Um caça F-16V, a aeronave mais avançada da frota da Força Aérea de Taiwan, desapareceu, com testemunhas alegando que viram a aeronave cair no mar. Uma operação de busca e salvamento está em andamento.
O avião desapareceu dos radares da Força Aérea na tarde de terça-feira, pouco depois de decolar da Base Aérea de Chiayi, no sul da ilha. O Centro de Comando de Resgate do governo disse que testemunhas oculares disseram que viram o avião cair no mar.
A presidente Tsai Ing-wen exigiu que nenhum esforço fosse poupado na operação de busca e resgate e pediu que as autoridades trabalhem “para esclarecer melhor a causa do acidente”, disse seu porta-voz.
O incidente de terça-feira é o mais recente a acontecer com a Força Aérea de Taiwan. No ano passado, dois caças F-5E envelhecidos, que entraram em serviço na década de 1970, caíram no mar após uma aparente colisão no ar durante um exercício de treinamento.
Em 2020, um F-16 desapareceu durante outro exercício de treinamento, tendo decolado da Base Aérea de Hualien, na costa leste de Taiwan.
A determinação da Força Aérea foi repetidamente testada por inúmeras incursões chinesas nos últimos anos. Pequim reivindica a ilha como parte integrante do país e insistiu que está disposta a usar a força. As operações chinesas geralmente se concentram nas Ilhas Pratas, controladas por Taiwan.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: RT