No dia 17 de setembro, foi iniciada a abertura do III Encontro de Guerra Eletrônica de Defesa (EGED) pelo Comandante-em-Chefe da Esquadra, Vice-Almirante Eduardo Bacellar Leal Ferreira. O Almirante destacou a importância ímpar do Encontro, uma vez que, pela primeira vez, o mesmo é organizado na Marinha do Brasil e pelo Centro de Guerra Eletrônica da Marinha.
O EGED contou com a presença de representantes do Ministério da Defesa, do Exército Brasileiro, da Força Aérea Brasileira, da Agência Brasileira de Inteligência e de diversas organizações da Marinha do Brasil.
Estes encontros de Guerra Eletrônica tiveram início em 1994, sob a denominação de “Encontro de Centros de Guerra Eletrônica”. A partir de 2010, sob a coordenação do Ministério da Defesa, passou a ser chamado de “Encontro de Guerra Eletrônica de Defesa”, constituindo-se em um foro privilegiado de discussões sobre a atividade de Guerra Eletrônica, seja no nível tático ou no nível operacional, envolvendo tanto os aspectos operativos quanto os atinentes à Inteligência, Operações, Ciência, Tecnologia e Inovação.
Ao longo desses dezoito anos, diversas iniciativas tem se materializado em prol da interoperabilidade entre as Forças Armadas, dentre as quais cabe mencionar a criação da Doutrina Conjunta de Guerra Eletrônica, a Rede de Guerra Eletrônica de Defesa e a operação de plataforma/unidades de Guerra Eletrônica das três Forças em diversas Operações Conjuntas.
FONTE: Nomar