Entre os dias 22 de setembro e 03 de outubro, a Força Aeronaval se fez presente na Operação Formosa – 2018, por meio da participação do 2° Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (HU-2) e do 1° Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (HU-1).
Essa Operação, realizada no Centro de Instrução de Formosa (CIF), no estado de Goiás, envolveu aproximadamente 1.700 militares da MB e veio coroar um intenso e árduo período de adestramentos do Corpo de Fuzileiros Navais (CFN).
A participação do HU-2 se deu por meio das aeronaves UH-15 Super Cougar N-7103 e N-7106 (H225M). A missão iniciou com os voos de reconhecimento de 23 Locais de Pouso de Helicóptero (LPH), do Hospital Municipal de Formosa e do Hospital da Forças Armadas. No decorrer dos dias, foram realizados adestramentos de transporte de carga externa com a Companhia de Apoio ao Desembarque (CiaApDbq) e EVAM com os militares da Unidade Médica Expedicionária da Marinha (UMEM).
No que diz respeito a Demonstração Operativa (DemOp), o Esquadrão apoiou com o lançamento da tropa de operações especiais por salto livre operacional (SLOP) e, também, voos de transporte de carga externa (munição) apoiando logisticamente o exercício.
A participação dos meios aeronavais nessa Operação se reveste de grande importância, pois permite o estreitamento de laços entre as unidades aéreas e do CFN, especialmente com o BtlCtAetatDAAe, além de permitir o aprimoramento de procedimentos e a evolução da doutrina de emprego do binômio aeronave-tropa.
FONTE E FOTOS: MB