Washington, D.C. (EUA) – A visita do Chefe do Departamento de Engenharia e Construção (DEC) ao Corpo de Engenheiros do Exército Americano (USACE) teve origem na XXXIII Conferência Bilateral de Estado-Maior Brasil – Estados Unidos, em julho de 2017. Essa vista já é tradicional entre os Exércitos em tela, ocorrendo em um ano nos EUA e, por reciprocidade, no ano seguinte no Brasil.
O objetivo da atividade é compartilhar experiências no Pentágono, conhecer a USACE e a estrutura da Arma de Engenharia dos EUA, sua organização e doutrina, discutir metodologias e conceitos empregados por essas organizações militares, bem como as suas experiências em executar missões de Engenharia no emprego operacional e trabalhos técnicos, a fim de absorver as boas práticas na gestão e poder implementá-las no Exército Brasileiro, especialmente, no DEC.
O roteiro iniciou-se no Pentágono, Washington, DC, onde foram realizadas reuniões com os Secretários Adjuntos do Exército para Instalações e Ambiente, bem como com o Secretário de Obras Civis, ambos apresentando um panorama geral do Exército Americano, em suas respectivas áreas. Ressalta-se que o cargo de Secretário Adjunto é ocupado por civis, mediante indicação política, sendo equivalente ao posto de General de Exército.
Após o Pentágono, a visita prosseguiu no Quartel General do USACE (HQ USACE), no qual foi realizado um briefing sobre a missão do Corpo de Engenheiros, conduzido pelo Comandante USACE. No dia seguinte, as atividades prosseguem no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Engenharia da USACE e na Comissão do Vale do Mississippi, ambos localizados em Vicksburg, MI. A última organização americana visitada foi a Escola de Engenharia, localizada no Fort Leonard Wood/MO.
A visita do Chefe do DEC permitiu uma visão top-down do Exército Americano e, em particular, da Engenharia, iniciando com a perspectiva macro do Pentágono, permeando a área de pesquisa e desenvolvimento para finalizar com o treinamento da tropa em Fort Leonard Wood.
Em face do exposto, conclui-se que a visita do DEC ao USACE e outros órgãos do Governo dos EUA foi muito proveitosa, rica em conhecimentos e ensinamentos colhidos que podem ser aplicados no Exército Brasileiro e em seu Sistema de Engenharia.
FONTE: DEC
A silhueta dos oficiais de alta patente do Brasil chama atenção, pois é um fato que se repete nas nossas três forças. Fico impressionado com a prontidão física dos oficiais americanos, especialmente quando ocorrem esses encontros, realmente exército de combate é muito diferente de exército de manobras esporádicas. Será que o general passa no TAF.
Prezado
Há algumas diferenças.
Lá, um Of Gen com 60 ou 62 anos, como são os Gen Div aqui, já estão na reserva há muito tempo…..
Segundo, (não sei como postar filmagens aqui), ser gordo ou magro não significa muito…. Eu gostava de por o Cabo mais gordinho do Btl para demonstrar como os candidatos ao NPOR (todos metidos a fortão) deveriam fazer barra…. Era muuuuuito engraçado!!! Aquele cabo fazendo 15 barras perfeitas e os saradões se peidando pra fazer as 3 mínimas….
Fora a guerra contra o Paraguai em 186e tá-lá-lá o território brasileiro nunca foi ameaçado. Na primeira grande guerra mundial a grande maioria dos brasileiros nem sabiam que o pau tava quebrando na Europa, na segunda guerra mundial mandamos uns 30000 homens aos 44 minutos do segundo tempo quando já estava tudo resolvido. Chegaram lá despreparados em todos os sentidos, tiveram que serem treinados pelos norte-americanos. Na real não justifica bancar com dinheiro do contribuinte brasileiro tanta gente sem fazer nada a não ser treinar quase brincando de combate e gastando muito dinheiro. Deveria ter um contingente mínimo altamente qualificado para a cada ano durante 15 dias dar uma noção básica de uso de armas para pessoas de 18 a 30 anos e mais nada. Se por acaso, coisa difícil e quase impossivel, haja uma situação de possibilidade de sermos atacados que justifique ficarmos de prontidão, aí sim faria uma convocação das pessoas da reserva e que se saíram melhores nos últimos dois anos de treino e os preparavam para combater. É mais que suficiente e infinitamente mais barato aos cofres públicos.
Qual sua experiência militar, amigo?
Vocês debochados são os responsáveis, afinal elegeram governos vermelhos que ao longo de decadas só sucatearam.as nossas FFAA. No próximo dia 07 sejam um pouco patriota e inteligente e elejam o único decente.
A Engenharia do Exército Brasileiro precisa ir conhecer essa quinquilharia norte americana? O IME é de excelência em estudos, pesquisas e ensino!
Não se compara com a infra-estrutura estadunidense.
Os uniformes dos soldados brasileiros frequentemente causam assaduras nos coitados, Hipoglós faz parte do quite dos soldados, dada a nenhuma tecnologia empregada nos uniformes, é apenas um tecido rústico camuflado, talvez isso explique as mangas dobradas demonstrando certo “desleixo”.
O porte físico desse é inacreditável, não aguentaria um dia em missão comandando uma linha de frente e servindo de exemplo a seus comandados. Em resumo de comparação, são dois mundos em opostos confins da mesma galáxia.
Vc ja vestil um uniforme desse?
Vc algum dia fez TAF ?
Teste de aptidão física
Esteve em alguma fileiras das forças armadas do nosso país?
Se sim vc deve ter saído ja na primeira baicha
Sem conhecimento algum
Se não, como pode um ser dar sua opinião do que desconhece
Eu estive la e posso assegurar aos senhores que aquele
“Tecido rústico camuflado” e muito mais resistente e de melhor qualidade , que as de grife etc.
Quanto as mangas dobradas nada mais é que uma opção que o uniforme pode ser utilizado em temperaturas mais elevadas.
O exercito brasileiro e seus militares não tem culpa de nada .a culpa e dos governantes que não invertem nas nossas forças armadas … infelizmente nossas forças armadas estão abandonadas ….
por que das mangas dobradas? Calor nos braços? mostrar que trabalha? serio não faço ideia o porquê disso. Será que não seria melhor se tivesse um uniforme tipo de verão bermudão e camisa tudo camuflado, mas também não haveria sentido em ser camuflado.
Eu queria entender, porque a impressão que me passa é um pouco de desleixo o que sei que não é verdade.
vejo que voce é um desinformado em assuntos militares, e um debochado, aliás não sei porque veio “aqui”, mas vou te ajudar, mesmo sabendo que voce não merece a informação. Existem diversos fardamentos disponíveis ao militar das forças, porém basicamente existe o fardamento “operacional” (da foto) e o fardamento, digamos “Administrativo”(social). Não se trata de “mangas dobradas” para “mostrar que trabalha”, trata-se de uma opção deste fardamento operacional, também não há em nenhuma das duas fotos nenhum “desleixo” , não sei de onde concluiu isso, eu tenho os dois modelos, com a manga comprida e com a manga curta…seja com qual deles eu esteja, o faço com esmero e profissionalismo.
Se você o julga um ‘não merecedor’, então não perca tempo com ele.
Fique no seu ‘mundo de autoelogios’.
Também pondera né, lá o cara sabe que em qualquer momento ele pode entrar em combate em algum lugar do mundo, já aqui na Putencia é só mamar na teta que é bem grande e nada vai acontecer ( ops e dar carteirada)
Transmissão de Pensamentos…voces dois foram muito mais rapido no gatilho kkkk
Rapaz a diferença fisica dos soldados americanos incluindo alta patentes é gritante.
Você tirou as palavras da minha boca e de muitos!. Triste isso.
Cara, eu morei nos EUA por 11 anos e frequentemente ia em um evento que chamava-se air and sea show ! Era incrível a estrutura do pessoal, moro em Goiânia e fico vendo o quartel do Comandos aqui sinceramente é largado olha que o pessoal fala que é um dos melhores, imagina os demais.
primeira coisa que percebi, realmente estamos desleixados.