A Base Almirante Castro e Silva (BACS), em parceria com a Empresa de Gerenciamento de Projetos Navais (EMGEPRON), certificou e homologou sua Câmara de Recompressão Móvel, modelo DECO 1800 x 3500 Totalmat, junto à renomada Sociedade Classificadora Det Norske Veritas (DNV-GL) da indústria marítima. A certificação desse equipamento representa o compromisso técnico com a segurança e salvamento nas operações de mergulho.
A Câmara de Recompressão consiste em um equipamento médico fechado, resistente à pressão, geralmente de formato cilíndrico e construído de aço ou acrílico e que pode ser pressurizado com ar comprimido ou oxigênio puro. A câmara DECO 1800 tem capacidade de operar com até seis ocupantes, sendo quatro na câmara principal e dois na antecâmara. É utilizada no tratamento de acidentados de mergulho, na submissão de profissionais que exercem atividades especiais (Submarino, Mergulho de Escafandria e Mergulho de Combate) às condições de pressão e oxigenoterapia para restabelecimento da condição física dos pacientes. Além disso, suporta pressão de até 50 metros atendendo todas as tabelas de tratamentos vigentes na Marinha.
A BACS se firma no propósito em atender com segurança e rapidez, o pessoal militar dentro e fora do âmbito do Comando da Força de Submarinos com elevado grau de segurança e dentro dos padrões exigidos pelas normas para atividades subaquáticas.
FONTE e FOTO: MB
Só uma observação a empresa Totalmat (www.totalmat.com.br) é brasileira e fabrica câmaras hiperbáricas transportáveis em container, os modelos oferecidos pela empresa são menores e não oferece o DECO 1800 nesta configuração.
Me parece que a MB mesmo comprou um DECO 1800 e configurou e montou-o num container pois o layout é bem diferente com uma ampla porta lateral que não tem nos modelos da empresa.
Outra observação, a não ser que tenha sido apenas não colocado para a foto, o equipamento na imagem está equipado só com o compartimento principal sem a antecâmara….