Por Guilherme Wiltgen
A Helibras entregou o 10º helicóptero H225M ao Exército Brasileiro (EB).
A aeronave HM-4 Jaguar EB-5010 ficará baseada no 1º Batalhão de Aviação do Exército (1° BAvEx), em Taubaté.
O H225M versão Operacional está configurado com Chaff/Flare em conjunto com o EWS (Eletronic Warfare System) IDAS-3 da Saab. O EWS é um sistema que utiliza a energia direcionada de um espectro eletromagnético para detectar e identificar sinais advindos de ameaças, negando ao oponente a vantagem no combate, despistando-o de maneira automática ou manual.
A versão operacional também está equipada com o JDD (Jet Dilution Device), que é o supressor de radiação infravermelho, um dispositivo instalado na saída de gases do motor com o objetivo de diminuir a assinatura térmica, conferindo maior proteção contra mísseis guiados pelo calor.
Com esse HM-4 do Exército Brasileiro, a Helibras entrega o 32º helicóptero H225M dentro do programa H-XBR, que prevê um total de 50 aeronaves para as três Forças.
FOTO: Helibras
Sinceramente, a AV Ex precisaria sim, de umas 12/16 unidades DO CH/MH 47D Chinook para transporte pesado. Vou chutar que cada Chinook teria capacidade de transportar uns 40 homens totalmente equipados(tenho quase certeza que é mais, talvez uns 45) então en um assalto aeromovel poderíamos colocar em uma cabeça de ponte aérea uns 480/500 homens por vez usando 12 helis mantendo 4 como reserva. Seria um sonho!
Falta o flir no nariz!!
Espero que não fique só nos 16 exemplares para cada força, principalmente para o exército!
Este tinha que ter uns 80 destes!! No mínimo!
Realmente muito bonito mesmo essa cor usada pelo EB . Obs: O EB necessita de BH adicionais sem dúvidas , principalmente na Amazônia .
Esse verde oliva fosco usado na naves da AVEX é lindo !
Os supressores na saída do escape ficou de outro mundo
Mesmo sendo controverso preferia 50 BH
Mais tá bom A Komboza impõe um certo respeito