Acará (PA) – O 2º Batalhão de Infantaria de Selva (2º BIS) está realizando a Operação Acará com objetivo de adestrar suas subunidades em garantia da lei e da ordem em ambiente de selva com fortes características ribeirinhas.
Em 6 de agosto o Batalhão realizou a concentração de seus meios e o estabelecimento de bases de combate. No segundo dia desse adestramento, as frações intensificaram sua presença e executaram patrulhas fluviais, a pé e motorizadas; controle de vias; operações de busca e apreensão; reconhecimento aéreos; e atividades logísticas diversas.
Participam da Operação cerca de 600 militares, com destaque para a integração e a parceria com frações do 2º Batalhão de Operações Ribeirinhas, 52º Batalhão de Infantaria de Selva, Parque Regional de Manutenção da 8ª Região Militar, 8º Depósito de Suprimento, 15ª Companhia de Polícia do Exército, 1º Esquadrão de Transporte Aéreo, Grupamento Aéreo de Segurança Pública, Polícia Militar do Pará e Corpo de Bombeiro Militar do Pará.
A Operação Acará prossegue até o dia 10 de agosto, culminando com uma ação cívico-social em apoio à população e uma instrução específica, visando preparar seus quadros para a Operação de Garantia da Votação e Apuração, prevista para ocorrer no corrente ano.
FONTE e FOTO: EB
Muito bom ver o EB se exercitando e mantendo-se apto.
Está difícil de ver o novo fuzil IA2 nas mãos dessas unidades. Como está a produção e distribuição do novo fuzil, assim como da M249?
Tanto a nova munição, como o novo fuzil já estão sendo adotados com muitos anos de atraso tomando-se como referência exércitos mais avançados. A nova metralhadora M249 também já deveria estar em uso nas frações mas, o que se vê são sempre os mesmos surrados FAL e nada de SAw.
Quanto tempo ainda?