Míssil hipersônico Avangard ultrapassa em 20 vezes a velocidade do som e manobra em camadas superiores da atmosfera
Ministério da Defesa da Rússia anunciou nesta quinta-feira (19) o início da produção em série do míssil hipersônico Avangard, capaz de contornar, segundo seus criadores, qualquer sistema de defesa antimíssil.
“Concluímos o desenvolvimento do sistema de mísseis Avangard, dotado de um elemento concetualmente novo: uma ogiva planadora. Já foi colocada em andamento sua produção em série”, afirma a nota do ministério.
A ogiva com a qual o novo míssil está equipada pode, ao contrário das tradicionais que seguem uma trajetória balística, manobrar em altas velocidades as camadas superiores da atmosfera.
As caraterísticas do Avangard permitem “superar qualquer meio de defesa antimíssil”, afirmou à imprensa o major-general Sergei Poroskun, chefe adjunto de armamento das Forças de Mísseis Estratégicos da Rússia.
Ele acrescentou que a ogiva alada do novo míssil “é capaz de voar a uma velocidade hipersônica, manobrando de maneira controlada lateralmente e em altura, o que garante sua invulnerabilidade”.
Segundo o ministério russo, o Avangard alcança velocidades superiores a Mach 20 (equivalente a vinte vezes a velocidade do som).
FONTE: G1
Se essa arma realmente cumprir com tudo que é prometido, somente falta a Rússia um sistema antiaéreo capaz de interceptar misseis balísticos intercontinentais com uma melhor porcentagem de acerto e assim a Rússia se tornará a maior potência nuclear do mundo.
Essas novas armas que foram apresentadas são interessantes tanto em conceito quanto em poder, mas acho cedo para dizer que sejam armas eficientes.