Especialistas militares ficaram surpresos com as fotos recém-publicadas do submarino russo BS-64 Podmoskovie, administrado por uma das organizações menos conhecidas das Forças Armadas da Rússia.
As imagens, publicadas pelo portal Covert Shores, mostram uma estrutura metálica branca no convés do submarino.
Segundo informações preliminares, a estrutura é um dispositivo de ancoragem para o projeto russo 18270 Bester.
O Bester foi projetado para resgatar tripulações de submarinos em emergência a uma profundidade de até 720 metros. Além disso, ele pode vir à superfície levando até 22 marinheiros e também ser usado para estudar o fundo do mar.
O submarino BS-64 Podmoskovie é operado pelos militares do Departamento Principal para Investigação em Águas Profundas do Ministério da Defesa da Rússia.
O ex-militar Vladimir Ashik relatou que a missão do departamento é “coletar informações de inteligência sobre equipamentos inimigos, proteger e manter as linhas de comunicação em alto mar e recolher os restos de equipamentos secretos que ficam para trás depois de testes ou acidentes”.
Entre 1980 e 2010, o Departamento realizou missões especiais no mar do Japão, no Atlântico Norte e no Ártico. Foi o Departamento quem encomendou a construção do navio Yantar, que ajudou a Argentina na busca do submarino ARA San Juan.
O BS-64 Podmoskovie “nasceu” na década de 1980 como um cruzador estratégico de mísseis e serviu por vários anos no Ártico russo sob o código K-64. Em 1999, ele foi recolhido ao estaleiro para uma renovação que durou até dezembro de 2016.
A imprensa russa reportou que o Podmoskovie perdeu seus silos de mísseis. Em compensação, ele recebeu compartimentos especiais com equipamentos do submarino BS-411 Orenburg, um transportador de equipamentos de alto mar. Além disso, foi relatado que novos sistemas robóticos não tripulados Klavesin-2 serão incluídos no Podmoskovie.
Segundo o portal Covert Shores, o BS-64 Podmoskovie será usado como “submarino-mãe” para alguns submarinos menores na região de Murmansk.
FONTE: Sputnik
Boa tarde. Posso usar essa imagem inicial para um artigo da WikiPedia?
Por gentileza ponham legenda nas fotos se possível em negrito ou cor diferente do texto, muitas vezes fico perdido nas fotos sem saber o que são, não só aqui nessa matéria mas em varias outras
Obrigado
Marcelo, coloquei em negrito.