Ao longo dos últimos 30 anos, desde sua recriação, a Aviação do Exército (AvEx) posicionou-se como vetor de modernidade e elevada capacitação técnica.
Desde o recebimento das primeiras aeronaves, até a plena capacitação de combater à noite, diversos foram os desafios enfrentados. Destacam-se a formação de tripulantes no Brasil e no exterior, a aquisição de equipamentos e materiais, o desenvolvimento de doutrina de emprego própria em diversos ambientes operacionais e a adoção de novas técnicas de voo.
Conforme os desafios e as tecnologias evoluíram, foi necessária uma nova ordem de aquisições e modernizações.
Assim, surge o PROGRAMA AVIAÇÃO, com a finalidade de regular as medidas necessárias para se manter a Aviação do Exército atualizada, face aos modernos meios e formas de combate hoje existentes.
Estabeleceu-se como premissa continuar na busca de capacidades que preencham as lacunas ainda existentes quanto à dissuasão e moderna capacidade de Inteligência, Reconhecimento, Vigilância e Aquisição de Alvos (IRVA), sem perder de vista a ampliação da já conquistada capacidade de fazer o Exército estar presente, por intermédio de suas aeronaves de combate, em qualquer ponto do território nacional, de dia ou de noite, onde quer que se faça necessário.
Dentro do contexto do Processo de Transformação em desenvolvimento do Exército, o PROGRAMA AVIAÇÃO contribuirá para:
- Dissuasão extrarregional;
- Ampliação da projeção do Exército Brasileiro no cenário internacional;
- Desenvolvimento sustentável e na paz social;
- Implantação de um novo e efetivo Sistema Operacional Militar Terrestre;
- Novo e efetivo Sistema de Doutrina Militar Terrestre e Logístico Militar Terrestre;
- Implantação de um novo sistema de ciência, tecnologia e inovação;
- Aumento da efetividade na gestão do bem público;
- Novo sistema de educação e cultura e
- Maximização da dimensão humana.
FONTE: EB
FOTOS: Ilustrativas