Donauwörth, 24 de abril de 2018 – A Airbus helicopters e a Schiebel testaram capacidade do Manned Unmanned Teaming (MUM-T) entre um helicóptero H145 e um UAS Camcopter® S-100, tornando-se assim as primeiras fabricantes a demonstrarem esta tecnologia com o mais alto nível de interoperabilidade (Level Of Interoperability 5 – LOI 5).
As empresas realizaram testes em voos, com o apoio da Agência Austríaca de Armamento e de Tecnologia de Defesa (Austrian Armaments and Defence Technology Agency), com as duas aeronaves voando juntas em diferentes cenários, incluindo a detecção de objetos escondidos em lugares não acessíveis ao helicóptero ttadicional.
O S-100 foi controlado e pilotado por um operador a bordo do helicóptero durante o voos. O controle também foi temporariamente entregue a um operador no solo, a fim de simular o retorno das duas aeronaves para reabastecimento.
Os ensaios realizados pela Airbus helicopters e a Schiebel subiu para a MUM-T LOI 5. Esse nível permite que a aeronave tripulada possa exercer controle total do UAS, incluindo o seu pouso e descolagem.
“Equipes das aeronaves tripuladas e não tripuladas multiplicam as capacidades de ambos os sistemas”, disse Mark R. Henning, gerente do programa na Airbus helicopters. “O pequeno UAS, com capacidade de pouso e decolagem vertical pode, por exemplo, voar em torno de obstáculos, como árvores ou edifícios, mais perto do que um helicóptero poderia fazê-lo, eles são capazes de explorar um território desconhecido e fornecer informações para a tripulação do helicóptero, que está operando a partir de uma posição segura e que pode, em seguida, passar para o helicóptero uma imagem clara. Nosso sistema de gerenciamento aéreo MUM-T vai se tornar um recurso muito mais atraente para os nossos produtos, incluindo o NH90, NFH90, Tiger e o H145, adicionando uma valiosa capacidade operacional. A capacidade do MUM-T pode ser implementado em qualquer tipo de helicóptero e pode interagir com todos os tipos de sistemas aéreos não tripulados, em particular com o novo VSR700.
No âmbito do teste, os desafios de transferência de dados e interferência e compatibilidade electromagnética do UAS com o helicóptero, bem como a integração de um completo planejamento de missão do UAS e o sistema de controle para o helicóptero foram feitos com sucesso. O sistema de missão do S-100 foi fornecido pela Schiebel.
O próximo passo será otimizar a interface homem máquina com base em uma análise da carga de trabalho da tripulação, com os resultados dos voos de testes.
FONTE e FOTO: Airbus Helicopters
TRADUÇÃO e ADAPTAÇÃO: DAN